a carregar...

Um semestre com Adriana Calcanhotto na Universidade de Coimbra começa em fevereiro

Jan 16 • Sem comentários em Um semestre com Adriana Calcanhotto na Universidade de Coimbra começa em fevereiro

A embaixadora da UC no Brasil vai ser professora convidada da Faculdade de Letras de fevereiro a junho. Durante esse tempo vai estar envolvida em aulas abertas, ateliês sobre escrita, palestras, entre outras atividades. Algumas iniciativas estão sujeitas a inscrição em uc.pt/adrianacalcanhotto.

PartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someone

Adriana Calcanhotto vai estar na Universidade de Coimbra (UC) de fevereiro a junho. A cantora e compositora brasileira vai apresentar um livro para crianças sobre a UC e desenvolver um plano de atividades intenso na Faculdade de Letras (FLUC), com aulas abertas, em articulação com as áreas de Português e de Estudos Artísticos, ateliês sobre escrita e produção artística, palestras, conferências e exposições.

Enquanto professora convidada da FLUC, Adriana Calcanhotto vai dar cinco master classes, uma por mês, até junho. A primeira acontece já a 22 de fevereiro, no Auditório da Reitoria, com o tema “Eu ando pelo mundo”, onde se vai abordar o percurso da cantora desde o início até hoje, as suas filiações na música brasileira (e não apenas), as razões da sua produção para crianças, entre outras.

A segunda master class, “Letra e Música”, realiza-se a 30 de março no TAGV e vai incidir sobre as letras das canções, o debate letra de canção versus poesia, a relação da cantautora com os grandes letristas brasileiros (Caetano Veloso, desde logo) e com a poesia brasileira.

“O parangolé pamplona a gente mesmo faz” é o título da terceira master class que decorre a 19 de abril no Auditório da Reitoria. Trata-se de uma palestra que Adriana Calcanhotto fez em Berlim e no Rio de Janeiro onde, no final, o público pode dançar com os Parangolés (panos coloridos) da sua coleção.

A 24 de maio, no Teatro Paulo Quintela (FLUC) acontece a quarta master class, “Trobar Clus”, Trovadores I, uma aula sobre trovadores medievais. No mesmo local, a 21 de junho, realiza-se a última master class, “Trobar Nova”, Trovadores II, a segunda parte da aula sobre trovadores, desta vez sobre os contemporâneos.

Todas as master classes, embora em datas e locais diferentes, decorrem no mesmo horário, das 16 às 19 horas. É necessária inscrição prévia uma vez que os lugares são limitados. As inscrições estão disponíveis aqui, bem como toda a informação sobre as mesmas (data limite das inscrições, etc).

No dia 8 de março, pelas 18 horas, Adriana Calcanhotto apresenta, na Sala dos Carvão da Casa das Caldeiras, o livro “É agora como nunca”. Também em março, dia 18, tem lugar, na Casa da Escrita, o workshop “Literatura para a infância”. Trata-se de um workshop entre a cantora e escritores e ilustradores de literatura para a infância. O workshop é aberto ao público, com inscrições limitadas, para conversa e discussão dos assuntos envolvidos na escrita e ilustração para crianças. A segunda parte do workshop inclui ilustração, sob o mote ‘história para crianças a partir da UC’.

A cantautora brasileira vai ainda promover uma conversa dedicada aos livros da sua vida, “Meus livros e nada mais…”, a realizar a 26 de abril, pelas 18 horas, no Teatro Paulo Quintela ou no Anfiteatro II da FLUC. As inscrições nesta sessão decorrem até 20 de abril. A 18 de maio, Adriana Calcanhotto participa na conferência de encerramento do ano letivo da FLUC com a iniciativa “Coimbra das Canções”, onde vai tocar algumas das suas canções.

A passagem de Adriana Calacanhotto pela UC inclui ainda duas exposições: em maio e junho uma exposição interativa dos discos e DVDs da cantora, e, em junho, o TAGV acolhe uma exposição documental sobre a música brasileira em Coimbra.

Recorde-se ainda que a 4 de fevereiro, a cantora brasileira estará no TAGV com Arthur Nestrovski, com o espetáculo “Das Rosas”, especialmente produzido para os 725 anos da Universidade de Coimbra e que regressa agora à cidade. Os bilhetes já estão à venda no TAGV e na bilheteira online.

Para além de Coimbra, o concerto “Das Rosas” vai estar, no dia 3 de fevereiro, no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, e no dia 5 fevereiro na Casa da Música no Porto. Adriana Calcanhotto é também embaixadora da Universidade de Coimbra no Brasil. O anúncio foi feito pelo reitor, João Gabriel Silva, durante o evento Tudo Língua que se realizou na Biblioteca Joanina, no âmbito das comemorações dos 725 anos da Universidade de Coimbra, em 2015.

 

Saiba tudo sobre a estadia de Adriana Calcanhotto na UC no site www.uc.pt/adrianacalcanhotto.

Inscrições nas atividades aqui.

Saiba mais sobre Adriana Calcanhotto aqui.

 

 

 

Notícia relacionada:

Adriana Calcanhotto regressa em fevereiro ao TAGV

Redes Sociais

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

« »

oo