A matemática dos cristais líquidos em colóquio na FCTUC

Fev 12, 2018

John Ball, que acaba de receber o prémio do Rei Faisal para a Ciência, é o orador convidado.

Matemática Departamento Polo 1 FCTUC
Fotografia: © UC | Ana Zayara

O cientista John Ball é o orador convidado do próximo colóquio de matemática que tem lugar na próxima quarta-feira, dia 14 de fevereiro, pelas 15:00, na sala Pedro Nunes do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

John Ball, que acaba de receber o prémio do Rei Faisal para a Ciência, virá falar sobre matemática dos cristais líquidos.

Professor da Universidade de Oxford, John Ball é detentor da secular cátedra vitalícia de Filosofia Natural de Sedleian, para além de membro da Royal Society, membro da Royal Society de Edinburgo e condecorado com o título de Cavaleiro pela Rainha Isabel II.

É reconhecido internacionalmente pelas suas contribuições nas áreas das equações com derivadas parciais não-lineares, do cálculo de variações e dos sistemas dinâmicos. O seu trabalho emprega uma penetrante intuição matemática a problemas da vida real e é fértil em aplicações à Ciência dos Materiais.

O colóquio de matemática é promovido pelo Centro de Matemática da Universidade de Coimbra (CEMUC).

john ball-025121signed

Cristina Pinto