A obra de Tarkovsky em exibição no TAGV

Durante três semanas vai ser possível ver a quase totalidade da obra do cineasta russo em três sessões duplas.

10 fevereiro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) propõe aos espetadores um ciclo de cinema de Andrei Tarkovsky. São seis filmes, divididos em três sessões duplas, entre 15 e 29 de fevereiro, às segundas-feiras.

Nostalgia e o Sacrifício são os primeiros filmes a ser exibidos, na segunda-feira, 15 de fevereiro. O primeiro às 18h30 e o segundo às 21h30. Depois, a 22 de fevereiro, é a Infância de Ivan e Andrei Rublev. O ciclo termina a 29 com a exibição de O Espelho e Solaris. (mais informações sobre o ciclo aqui)

As pessoas aderem para terem a experiência do cinema, no cinema

O espetador tem oportunidade de ver “a obra principal de Tarkovsky”, afirma Fernando Matos Oliveira. Explica o diretor do TAGV que os filmes escolhidos representam “quase a totalidade da obra do cineasta”, o que “permite um exercício de aproximação ao criador e à criação, e à evolução da linguagem” de Tarkovsky.

Quanto à escolha cinematográfica do TAGV, que se destaca sempre do tradicional cinema comercial, para Fernando Matos Oliveira, Tarkovsky “é um cinema que nos desacelera, que abranda e que nos obriga a pensar no tempo”. “O modo como ele filma é interpretativo”, refere ainda o diretor do TAGV, “os visionamentos têm uma duração longa e persistente, o que nos faz olhar para as coisas de outro modo”.

A realização do ciclo de Andrei Tarkovsky no TAGV é o resultado de uma parceria com a Leopardo Filmes. “Ajustámos uma proposta da Leopardo”, revela Fernando Matos Oliveira. “As experiências anteriores de ciclos têm resultado bem, mesmo no caso de cineastas que já estão disponíveis” em outras plataformas, continua o responsável. “As pessoas aderem para terem a experiência do cinema, no cinema”.