Biblioteca Geral da UC inaugura exposição sobre Camilo Pessanha

A exposição vai estar patente até 26 de fevereiro de 2018.

20 outubro, 2017≈ 3 mins de leitura

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra inaugura, a 23 de outubro pelas 10h00, a exposição “Um precursor do Modernismo: Camilo Pessanha (1867-1926)”. A exposição vai ficar patente até 26 de fevereiro de 2018.

A iniciativa encontra-se incluída nas comemorações nacionais dos 150 anos do nascimento de Camilo Pessanha, organizadas pela Sociedade de Geografia de Lisboa. A atividade é organizada pela BGUC e pelo Centro de Literatura Portuguesa da FLUC, comissariada por António Apolinário Lourenço.

Camilo de Almeida Pessanha nasceu em Coimbra, a 7 de setembro de 1867, na freguesia da Sé Nova. Em 1884, iniciou os estudos de Direito na Universidade de Coimbra. Viveu grande parte da sua vida em Macau, território colonial para onde partiu em 1894, destinado à docência liceal, mas onde também exerceu outras atividades profissionais, como as de Conservador do Registo Predial, juiz e advogado. Foi, aliás, em Macau que viria a falecer em 1926.

Portugal esteve sempre presente na vida do escritor, que nunca deixou de passar temporadas no país de origem. Durante uma estadia em Lisboa, Pessanha deixou alguns poemas manuscritos para serem publicados. Quando os 30 poemas saíram em livro, em outubro de 1920, o poeta tinha 53 anos e encontrava-se em Macau.

Camilo Pessanha foi uma inspiração para a geração de Orpheu. Fernando Pessoa confessa influências dele e reconhece nos poemas de Pessanha “fonte contínua de exaltação estética”. Também Mário de Sá-Carneiro afirmou, no inquérito do jornal República (13 de abril de 1914) sobre o mais belo livro dos últimos 30 anos que seria “aquele, imperial, que reunisse os poemas inéditos de Camilo Pessanha, o grande ritmista”.

Texto publicado por: Milene Santos