Centenas de participantes do mundo inteiro reunidos em Coimbra para celebrar José Saramago

O congresso Internacional “José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel” tem lugar de 8 a 10 de outubro no Convento de São Francisco.

08 outubro, 2018≈ 4 mins de leitura

© DR

O Convento São Francisco recebe, de 8 a 10 de outubro, o Congresso Internacional “José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel”, organizado pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra.

A 8 de outubro, dia em que passam 20 anos sobre o anúncio da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, tem lugar a sessão de abertura que conta com a presença do Presidente da República, do Ministro da Cultura, do Reitor da Universidade de Coimbra, do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e da Presidente da Fundação José Saramago.

A manhã conta com uma apresentação de Carlos Reis do Último Caderno de Lanzarote. O coordenador do CLP e da comissão executiva, revela que “a expectativa do congresso é dupla. Primeiro: que se faça uma atualização do conhecimento em torno do escritor, nestes 20 anos subsequentes à atribuição do Prémio Nobel da Literatura e também naqueles que se seguiram à sua morte, em 2010. Segundo, que essa atualização abra novas pistas de análise da obra de Saramago, especialmente em âmbito académico”.

Do programa constam quatro conferências plenárias, por Teresa Cristina Cerdeira (Universidade Federal do Rio de Janeiro), David Frier (University of Leeds), Roberto Vecchi (Università di Bologna) e Carlos Reis (Universidade de Coimbra), e três mesas plenárias: “Personagens e identidades”, “Diálogo sobre Deus e Saramago” e “Outros Saramagos: transmediações”. Durante os três dias haverá ainda lugar à apresentação de cerca de 60 comunicações.

O congresso, que conta com cerca de 300 participantes, reunirá professores, investigadores, estudantes e público em geral. Após o encerramento do congresso, por Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago, será representada uma adaptação dramatúrgica d’ O Ano da Morte de Ricardo Reis, pela companhia Éter – produção cultural.

O congresso “José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel” conta com os apoios da Reitoria e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, bem como da Fundação José Saramago e da Porto Editora.

Conheça o programa do congresso:

programa_saramago-cópiaprograma_saramago-cópia2programa_saramago-cópia3programa_saramago-cópia4