Centro de Documentação 25 de abril inaugura exposição “33 anos do CD25Abril”

A exposição vai estar patente de 1 de abril a 1 de maio no Pátio do Colégio da Graça.

31 março, 2017≈ 2 mins de leitura

Centro de Documentação 25 de abril inaugura a 1 de abril a exposição “33 anos do CD25Abril”. Tal como o próprio indica trata-se de uma exposição evocativa dos 33 anos de atividade do Centro de Documentação 25 de Abril, integrada na 19ª Semana Cultural da UC, este ano sob o lema “Quem Somos?”.

Segundo o diretor do CD25Abril, Rui Bebiano, a exposição dá a conhecer “alguns dados sobre o Centro, sobre a sua vida e sobre a grande riqueza dos arquivos e colecções que contém”. O trabalho é dedicado “aos nossos inúmeros doadores e doadoras, que também nela são evocados”, acrescenta ainda o diretor.

Do espólio do Centro fazem parte inúmeras relíquias, tais como: os originais do plano de operações militares do 25 de abril de 1974; correspondência de muitos opositores à ditadura – civis como António Sérgio, Álvaro Cunhal, Mário Soares, militares como Humberto Delgado e Henrique Galvão, ou dirigentes dos movimentos de libertação africanos como Agostinho Neto ou Aquino de Bragança; milhares de fotografias raras; dezenas de filmes sobre a temática da revolução e da transição para a democracia e centenas de horas de gravações de entrevistas de vida a pessoas envolvidas no Movimento das Forças Armadas, entre muitos outros.

 

Partilhe