Ciclo Cinema Natureza – A humanidade e a natureza para além das fronteiras multidisciplinares

O ciclo de cinema é dedicado à relação da humanidade com a natureza e tem lugar nos dias 5, 6, 12 e 13 de junho.

03 junho, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

O grupo de investigação de “Sociedades e Sustentabilidade Ambiental”, da extensão do Centre for Functional Ecology (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) na Universidade Aberta, em parceria com o CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, vai promover um ciclo de cinema dedicado à relação da humanidade com a natureza, nos dias 5, 6, 12 e 13 de junho.

Este ciclo de cinema vai decorrer no Pólo de Coimbra da Universidade Aberta (Rua Alexandre Herculano, nº 52). De acordo com os promotores, «tem como objetivo estimular um diálogo informal e interdisciplinar sobre algumas questões conceptual e praticamente centrais da contemporaneidade, tendo sempre como pano de fundo a forma como os mundos humano e não-humano se cruzam e influenciam mutuamente».

O ciclo é composto por 5 sessões, cada uma dedicada a um dos seguintes temas: “Privatização de elementos da natureza: o caso da água”; “O presente e o futuro da alimentação”; “Migrações climáticas”; “Tradição e modernidade: saberes da terra”; “Depleção da natureza: o caso da Floresta Amazónica”.

Todas as sessões seguem a mesma estrutura, começando com o visionamento de um filme pertinente para o tema do evento. O filme é depois comentado por duas pessoas com formação e trabalho em áreas disciplinares distintas e, por fim, é aberta a discussão aos membros da audiência, com a moderação de um elemento da organização do ciclo, procurando incentivar uma troca de ideias livre e produtiva.

As sessões serão transmitidas: aqui.

FCTUC (Cristina Pinto)