CNC volta a receber os estágios Ciência Viva

06 setembro, 2019≈ 2 mins de leitura

Entre 2 e 6 de setembro, o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) abre as portas dos laboratórios a 22 alunos do ensino básico e secundário, através da iniciativa “Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias”.

Os participantes irão cultivar neurónios e analisá-los ao microscópio, perceber a importância do nosso sono, trabalhar com doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Huntington, trabalhar com nanopartículas e células do cancro, aprender sobre a produção de energia nas células, entre outras atividades.

Adicionalmente, os alunos terão a oportunidade de aprender as melhores estratégias de comunicação de ciência com diferentes públicos. Irão acontecer estágios em 11 áreas diferentes no CNC, e os jovens serão inseridos no dia-a-dia dos investigadores.

O CNC participa neste projeto da Ciência Viva desde 1997, estabelecendo o contacto de jovens estudantes com o ambiente de laboratório, tentando contribuir para o esclarecimento das áreas científicas que prosseguirão na universidade. A iniciativa “Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias” é de âmbito nacional e envolve instituições de diferentes áreas durante todo o verão.

Texto: CNC | Vídeo: F. Fernandes e Milene Santos