A Saúde no Saber: a ciência ilustrada

O Sono, Cancro, Menopausa ou a Imunidade são temas trabalhados através de crónicas e ilustrações, pelo projeto financiado pela Ciência Viva, A Saúde no Saber.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
21 julho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Marta Costa

“Sem animais, como é que a cosmética testa agora os seus produtos?”. A resposta está no livro A Saúde no Saber. “Desenvolvimento do Cérebro – quando os neurónios têm de viajar” e “A paleta de cores da biotecnologia” são alguns dos outros temas, respondidos por investigadores e investigadoras do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC/UC), através de crónicas ilustradas.

Com mais de 40 conteúdos produzidos, entre animações, rubricas de rádio e bandas-desenhadas, o projeto publica agora o livro “A Saúde no Saber – um projeto de promoção da literacia em saúde”, pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC). Apresentada no UC Exploratório – Centro de Ciência Viva, a obra reúne as 11 crónicas ilustradas publicadas durante 2021.

Eis o que pode fazer:

Como fruto do projeto Saúde no Saber, cujo principal objetivo é “promover a literacia em saúde”, a obra reúne investigações desenvolvidas no CNC/UC. A coordenadora e responsável pelo Gabinete de Comunicação de Ciência do CNC/UC, Sara Amaral, defende que sendo temáticas “que afetam a nossa vida, quanto mais literacia tiverem os cidadãos e a sociedade, mais poder têm de decisão e de escolha”.

“Estamos muito orgulhosos de chegar a este dia, com este livro nas mãos”, sublinhou Paulo Oliveira. Durante a sessão, o investigador e vice-presidente do CNC/UC recordou que o projeto envolveu cerca de 60 colaboradores do Centro o que “mostra o que tem sido o trabalho do Gabinete de Comunicação de Ciência” do CNC/UC.

Saiba mais sobre o evento aqui. Mais informações sobre o projeto “A Saúde no Saber” estão disponíveis aqui.