Rede GreenLabs Portugal quer dinamizar a sustentabilidade dentro dos laboratórios

A iniciativa, que tem como objetivo reduzir a pegada ecológica através de práticas sustentáveis em laboratórios, vai realizar um simpósio na Universidade de Coimbra a 22 de setembro.

MC
Marta Costa
MC
Maria Cano
06 setembro, 2023≈ 2 mins de leitura

Uma das iniciativas do GreenLabsCIBB é a criação de pontos de recolha de materiais.

© UC | Marta Costa

Um Green Lab é “qualquer iniciativa ou grupo que tenha, no seu dia a dia, práticas sustentáveis de modo a reduzir a pegada ecológica, mas mantendo sempre a qualidade de excelência da investigação”, explica Susana Alarico, uma das dinamizadoras do GreenLabsCIBB. A investigadora conta que o consórcio do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB), composto pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) aconteceu em março de 2022, com a iniciativa a ser lançada, oficialmente, a 6 de junho de 2022.

A equipa, que junta vários elementos dos grupos de investigação dos laboratórios do consórcio, pegou em iniciativas já existentes no âmbito da sustentabilidade, “melhorou e implementou outras”. “Reciclar é importante, mas reduzir e reutilizar materiais” é fundamental, lembra Susana Alarico. A investigadora conta que estão a “motivar e juntar investigadores, técnicos e toda a comunidade CIBB, de modo a que todos estejam envolvidos na iniciativa”.

Desde 2022 que o CIBB segue, assim, uma conduta Green Lab, e o GreenLabsCIBB integra a Rede GreenLabs Portugal de laboratórios de investigação, que conta atualmente com nove laboratórios nacionais. A rede portuguesa é um dos membros da rede Europeia SELs - Sustainable European Laboratories Networks.

A 22 de setembro decorre o primeiro simpósio nacional da rede e a Universidade de Coimbra (UC) é a anfitriã do evento. O objetivo é "promover a reflexão sobre como mitigar o impacto ambiental da investigação científica sem comprometer o papel vital da ciência e da inovação no progresso da nossa sociedade". Para além da participação dos vários Green Labs portugueses o programa conta com a plantação de uma árvore, no Jardim Botânico da UC.

Mais informações sobre o simpósio, que tem lugar no Student Hub da UC, podem encontrar-se na página do evento que tem o apoio da Reitoria e do Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável (GDS.UC).