Coimbra assina acordo para organização dos Jogos Europeus Universitários 2018

A renovação do Estádio Universitário é uma das principais metas a cumprir até à realização do evento.

30 novembro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“O grande objetivo é que Coimbra seja cada vez mais conhecida como local de prática desportiva de excelência”. A afirmação é do Reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, durante a cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração que junta a UC, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), da Associação Académica de Coimbra (AAC) e da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU). O acordo visa a organização e condução dos Jogos Universitários Europeus Coimbra 2018 – EUSA Games 2018.

O evento, que vai trazer a Portugal cerca de cinco mil atletas, significa, para o presidente da FADU “um legado que se vai traduzir par ao futuro do país e do desporto nacional”. Daniel Monteiro adianta que este é “um exemplo que se pretende introduzir para as restantes academias e para o país”. Também o presidente da CMC, Manuel Machado, foca a importância do acordo que permite a consolidação das estruturas que vão acolher os Jogos em 2018. “Coimbra vai ter excelentes condições para receber eventos de grandes dimensões”, afirma.

Agora começa verdadeiramente o trabalho

O acordo passa para o papel a “estrutura motivada” que vai “construir em Portugal um grande evento desportivo”. O presidente da Direção-geral da AAC, Bruno Matias, destacou que uma das suas principais bandeiras é “possibilitar que todos os estudantes que queiram fazer desporto possam fazê-lo”. “Agora começa verdadeiramente o trabalho”, recorda o representante dos estudantes.

As obras nas instalações desportivas já começaram. João Gabriel Silva recorda que são duas as grandes metas a cumprir: para além do “incremento da prática desportiva” o objetivo passa pela “renovação do Estádio Universitário”. No momento, no Pavilhão 3 as obras já terminaram, e no Pavilhão 1, a reabilitação está “em obras plenas”, conta o Reitor da UC. “Outros passos serão dados”, sublinha.

Candidata a Capital Europeia do Desporto, o caminho de Coimbra até 2018 passa por muitos eventos desportivos. Antes dos Jogos Europeus Universitários, a cidade recebe os europeus Universitários de Taekwondo, Judo e Karaté, em 2017, que vão servir de teste aos EUSA Games 2018. Bruno Matias revelou que a AAC se prepara para a candidatura, também em 2017, dos Campeonatos Nacionais Universitários.

A cerimónia de assinatura do acordo de colaboração realizou-se a 24 de novembro, na Sala do Senado da UC. Os Jogos Europeus Universitários vão reunir em Coimbra atletas de cerca de 250 universidades a competir em 16 modalidades.