Colóquio “Figurações de Amílcar Cabral – memória, política e cultura” no CES

21 fevereiro, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

O Centro de Estudos Sociais (CES) recebe, a 22 de fevereiro, a partir das 09h30, o colóquio “Figurações de Amílcar Cabral – memória, política e cultura”.

A iniciativa vai juntar investigadores/as de projetos que, a partir de diferentes olhares, estudam e lidam com a figura política, cultural e artística de Amílcar Cabral. Ao longo do dia vão estar em discussão, em mesas redondas temáticas, a biografia, o pensamento, a ação política, as imagens e as heranças de Amílcar Cabral, tanto do ponto de vista artístico como político, em

A iniciativa vai contar com intervenções de Pedro Pires (Ex-Presidente da República de Cabo Verde e Presidente da Fundação Amílcar Cabral), Miguel Cardina, Inês Nascimento Rodrigues e Sílvia Roque (CES-UC), Roberto Vecchi (U. Bolonha), Vincenzo Russo (U. Milão), José Neves, Rui Lopes e Leonor Pires Martins (IHC, U. Nova de Lisboa), Julião Soares Sousa (CEISXX-UC), Sumaila Jaló (Universidade do Porto/ Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados), Rui Cidra (U. Nova de Lisboa) e Redy Wilson Lima (CICS.NOVA.FCSH/ U. Nhanha Bongolon).

A organização é da responsabilidade dos projetos de investigação «MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias», «CROME – Memórias cruzadas, políticas do silêncio: as guerras coloniais e de libertação em tempos pós-coloniais», «Amílcar Cabral, da História Política às Políticas da Memória» e «ECHOES Historicizar Memórias da Guerra Colonial».

23297_CARTAZ_FIGURACOES_AMILCAR_CABRAL_web

Mais informações aqui.

Milene Santos (com CES)
Partilhe