Abr 6 • Sem comentários em Docente da FEUC representa as universidades portuguesas no Conselho Económico e Social

O docente da Faculdade de Economia, Pedro Ramos, foi indicado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

Pedro Ramos FEUC
Fotografia: © UC

O Conselho Económico e Social (CES) conta, desde 3 de abril, com o docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) Pedro Ramos. Indicado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) para o mandato 2016-2019, o professor catedrático representa, assim, as universidades portuguesas no CES.

O CES é um órgão constitucional de consulta e concertação social que tem como objetivo a promoção da participação de agentes económicos nos processos de tomada de decisão dos órgãos de soberania. O trabalho desenvolvido pelo Conselho Económico e Social, de acordo com a FEUC, “baseia-se na participação das organizações mais representativas da sociedade e do tecido económico nacional e concretiza-se através da elaboração de pareceres da sua própria iniciativa ou solicitados pelos outros órgãos de soberania”.

Assim, e, “no âmbito desta competência, o CES pronuncia-se acerca dos anteprojetos das grandes opções e dos planos de desenvolvimento económico e social, da política económica e social, das posições de Portugal nas instituições europeias, da situação económica e social do País e da política de desenvolvimento regional”, acrescenta ainda a FEUC.

Pedro Ramos assume a função de membro efetivo do Plenário, tornando-se ainda membro das Comissões Especializadas de Política Económica e Social, de Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território e da Comissão Especializada Interdisciplinar para a Natalidade.