Docentes da FCTUC na final do Prémio Sonae Media Art 2019 com instalação interativa

Exposição é inaugurada a 28 de novembro no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e está patente até 2 de fevereiro

26 novembro, 2019≈ 3 mins de leitura

© DR

Tiago Martins, João Correia e Sérgio Rebelo, docentes do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) fazem parte do coletivo responsável pela exposição interativa Retratos de Ninguém, um dos projetos finalistas do Prémio Sonae Media Art 2019.

A inauguração da exposição das obras finalistas acontece no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, em Lisboa, no próximo dia 28 de novembro pelas 19 horas, onde vai ser conhecida a obra vencedora da edição 2019 do Prémio. A mostra fica patente até 2 de fevereiro.

 

Retratos de Ninguém
A fronteira entre o real e o artificial tem sido matéria de discussão, alimentada pela emergência de sistemas computacionais que criam conteúdo falso, muitas vezes, destinado a fins de propaganda e influência. Hoje, sabemos que o que vemos, lemos e ouvimos pode ser falso e, consequentemente, começamos a questionar o que, outrora, considerávamos inquestionavelmente verdadeiro. Retratos de Ninguém é uma instalação interativa que explora a criação de conteúdos na interseção entre o real e o artificial. No espaço da instalação, são criados e apresentados retratos com caras de ninguém gerados a partir de todos nós, que o visitamos e alimentamos.

 

Para saber mais sobre a exposição, veja aqui.

 

Marta Costa
Partilhe