Entrega do Prémio Prof. António Jorge Andrade de Gouveia

10 dezembro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Na próxima quarta-feira, dia 12 de dezembro, pelas 16h30m, vai realizar-se, no Departamento de Química (DQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a entrega dos prémios Prof. António Jorge Andrade de Gouveia respeitantes aos anos letivos 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017.

A cerimónia tem lugar na biblioteca e conta com a presença do diretor da FCTUC, Luís Neves, e da diretora do DQ, Teresa Pinho e Melo. Na ocasião, será proferida, pelo Prof. António Amorim da Costa, uma palestra que homenageia a memória de Andrade de Gouveia como “homem de duas culturas”, centrada nos aspetos científicos e culturais da poesia de António Gedeão e, em particular, no poema “Pedra Filosofal”.

O prémio Prof. António Jorge Andrade de Gouveia distingue anualmente um estudante que conclui um dos mestrados do Departamento de Química (mestrado em Química, mestrado em Química Forense e em Química Medicinal).

António Jorge Andrade de Gouveia (1905-2002) foi um químico, professor e investigador distinto. Reitor da Universidade de Coimbra entre 1963 e 1970 e diretor do Departamento de Química durante duas décadas, foi também diretor da Faculdade de Ciências. Licenciado pela UC em Ciências Físico-Químicas em 1926, doutorou-se na Universidade de Liverpool em 1934, sendo autor de cerca de uma centena de trabalhos científicos. Membro de diversas sociedades e academias, Andrade de Gouveia tinha grande interesse pela investigação científica e é recordado como uma personalidade de grande cultura e visão e um dos principais impulsionadores da criação de centros de investigação na universidade portuguesa.

Programa:
16:30 – Abertura da sessão
Diretor da FCTUC, Luís Neves, diretora do DQ, Teresa Pinho e Melo, e Rui Fausto, organizador da entrega do prémio.
16:45 – Palestra de homenagem à memória de Andrade de Gouveia como “homem de duas culturas”, por António Amorim da Costa.
17:15 – Entrega dos prémios Professor Doutor António Jorge Andrade de Gouveia 2014/2105, 2015/2016, 2016/2017 para os melhores alunos dos mestrados do Departamento de Química.

FCTUC (Cristina Pinto)