Especialistas debatem em Coimbra a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção

O simpósio realiza-se entre 14 e 15 de abril e o programa está disponível online.

12 abril, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Milene Santos

“PHDA: da criança ao adulto” é o tema do 6º Simpósio de PHDA – Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, a decorrer nos próximos dias 14 e 15 de abril, no Auditório do Edifício Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), no Polo II, numa organização conjunta do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, da Unidade de Hiperatividade do Hospital Pediátrico-CHUC e da Associação Nacional de Intervenção Precoce.

[A PHDA] é uma das perturbações neurocomportamentais mais frequentes na criança e adolescente.

De acordo com Boavida Fernandes, presidente da comissão organizadora e científica do Simpósio, a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) «é o problema neurocomportamental mais prevalente na criança de idade escolar, afetando nesta faixa etária 5% a 7% da população. Múltiplos estudos mostram que cerca de 2,5% a 3% de adolescentes e adultos têm PHDA.»

Contrariamente ao que se pensava, «a PHDA não é um distúrbio benigno e pode causar problemas devastadores ao longo da vida. É uma das perturbações neurocomportamentais mais frequentes na criança e adolescente. É um problema crónico que em grande percentagem persiste na vida adulta», explica o médico.

“Mentes Brilhantes? PHDA e Criatividade”, “Prevalência de PHDA na população prisional de Coimbra” e “PHDA: A utilização das redes sociais na adolescência” são algumas dos trabalhos a apresentar no Simpósio, que este ano conta com a participação de duas referências mundiais na investigação neurológica em PHDA: Francisco Xavier Castellanos, da Universidade de Nova Iorque, e Lily Hechtman, professora de psiquiatria e pediatria na McGill University em Montreal (Canadá) e membro fundador da Canadian ADHD Resource Alliance (CADDRA).

O 6º Simpósio PHDA conta com o Patrocínio Científico da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Pediatria. O programa está disponível em: http://www.simposio-phda.pt/index.php/2015-12-19-18-14-36/programa.

Partilhe