Estágios Ciência Viva 2016 no Centro de Estudos Sociais

24 junho, 2016≈ 3 mins de leitura

No mês em que a Universidade de Coimbra (UC) celebra o 3º aniversário sobre a classificação como Património Mundial da Humanidade, o Centro de Estudos Sociais (CES) realiza um conjunto de atividades dirigidas a estudantes do ensino secundário, entre 27 de junho e 1 de julho, no âmbito do programa de estágios Ciência Viva.

A partir do diálogo entre a sociologia, a sociolinguística e a arquitetura o estágio «“Só às paredes confesso”: a Universidade de Coimbra enquanto Património Mundial da Humanidade e lugar de contestação» propõe uma reflexão crítica sobre os modos de apropriação e apreciação desse património pelos variados públicos que circulam no espaço da Universidade. De máquinas fotográficas nas mãos, a equipa irá percorrer as ruas da Alta universitária para tentar compreender as motivações, o teor e a quem se dirige a voz dos presumidos autores das inscrições deixadas nas paredes, tanto quanto avaliar as consequências (i)materiais destas ações sobre o património.

Um segundo estágio, «O Drama dos Refugiados na Europa», incidirá sobre a realidade dramática dos refugiados que fugidos de contextos de violência, destruição e miséria procuram segurança, acolhimento e uma vida digna na Europa. O programa desta formação integra seminários teórico-práticos em que será efetuada a análise dos fluxos, origens, causas e trajetórias dos refugiados, bem como as representações em torno destes migrantes em fuga, as suas histórias de vida e as narrativas biográficas, além dos discursos visuais produzidos a propósito desta realidade. Durante o período formativo os jovens irão conhecer os testemunhos de Ângela Marques e Ana Perpétuo, voluntárias portuguesas presentes em campos de refugiados na Macedónia e Grécia, ao longo de vários meses; do jovem sírio Nour Machlah, refugiado no Porto; e ainda a experiência de Edgar Neto, ativista brasileiro de direitos humanos que acompanhou o trajeto de refugiados entre a Turquia e Berlim.

Os estágios terminam com a apresentação dos trabalhos finais dos estudantes, as suas reflexões e aprendizagens adquiridas na semana de trabalho Ciência Viva.

Inscrições em http://www.ces.uc.pt/extensao/cienciaviva/.