FCTUC acolhe reunião de projeto internacional que visa alertar para a necessidade de cuidar e proteger os cursos de água

22 outubro, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Está a decorrer até quinta-feira, dia 24 de outubro, no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), uma reunião da equipa internacional do projeto “LIVING RIVER – Caring and protecting the life and culture around rivers and streams” (www.livingriver.eu/).

Do programa do encontro faz parte uma formação dedicada ao estudo dos cursos de água, ao conhecimento destes ecossistemas, às relações estabelecidas com as populações que os rodeiam e à sua proteção.

Orientado por Helena Freitas, Cristina Canhoto e Ana Lúcia Gonçalves, da Universidade de Coimbra, e Fernanda Rollo, Luísa Seixas e Sofia Diniz, da Universidade Nova de Lisboa, o curso conta com a presença de participantes de Espanha, Portugal, Roménia e Turquia, que vão tomar contacto com as metodologias e ferramentas necessárias para explorar os cursos de água, a sua história e as relações com as comunidades que vivem e ocupam as suas margens.

A experiência adquirida será aplicada pelos diferentes parceiros em contexto escolar e, posteriormente, em atividades de ciência cidadã. O projeto produz conhecimento de forma colaborativa e participada e contribui, de forma efetiva, para o reconhecimento da importância e necessidade de proteção de um dos sistemas naturais mais impactados do planeta.

O projeto LIVING RIVER visa alertar a comunidade escolar e a sociedade para a necessidade de cuidar e proteger os cursos de água, não só pela sua inquestionável importância ambiental e ecológica, mas também pelo seu elevado valor histórico, social e cultural. É coordenado pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental e cofinanciado pelo programa ERASMUS+.

Reunião_living

FCTUC (Cristina Pinto)