IUNA entrega escultura à UC

25 maio, 2015≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Mundo da Lusofonia” é o nome da obra que a Associação IUNA – Implementar uma Nova Atitude entregou à Universidade de Coimbra (UC) a 25 de maio, o dia da África. Um globo criado a partir de discos de vinil que representa cada um dos países do mundo lusófono. Da autoria de Sinhote Có, artista Guineense, que explica que o material pretendia ser uma “forma de representar a cultura e a musicalidade da lusofonia”.

O fundamental é conhecermo-nos uns aos outros, aproximar os povos e desenvolver relações

A entrega da escultura surge após o 4º Festival Jovem da Lusofonia, que se realizou no final de abril, no Centro Cultural Dom Dinis. “O maior património que existe entre nós é a língua”, explica Raul Marques, vice-presidente da Associação IUNA. “São 250 milhões de falantes, é a segunda língua mais importante nos negócios e a mais falada no hemisfério sul”, adianta o responsável. De acordo com Raul Marques, a entrega “simbólica da peça” pretende reconhecer esse património comum que existe para além da história. “O fundamental é conhecermo-nos uns aos outros, aproximar os povos e desenvolver relações”.

A Associação IUNA, com sede em Coimbra, tem como objetivo fazer “integração social”, fazendo eventos “para integrar populações de países lusófonos, em especial, jovens”.

Partilhe