Ivone Gebara, filósofa e teóloga feminista, vai estar no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

12 novembro, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Ivone Gebara, figura central na Teologia da Libertação e uma das fundadoras da Teologia Feminista na América Latina, vai estar no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, nos dias 13 e 14 de novembro de 2019, para apresentar uma lição e participar numa oficina, no âmbito do Colégio de Estudos Globais (CEG).

Nesse sentido, será responsável pela lição “Ecofeminismo, para além da metafísica patriarcal”, que tem lugar no dia 13 de novembro, pelas 17h00. No dia seguinte, 14 de novembro, pelas 10h00 integrará o painel de intervenientes na oficina “Face à vulnerabilidade da vida: criatividade social e novas compreensões do ser humano”, ao lado de António Matos Ferreira (Universidade Católica Portuguesa), Irina Velicu (CES), Maria Irene Ramalho (CES/FLUC), Teresa Toldy (CES/UFP) e Tiago Pires Marques (CES). As duas atividades decorrem nas instalações do CES-Alta (Colégio de S. Jerónimo), em Coimbra.

Teóloga e freira, Ivone Gebara viveu grande parte da sua vida numa favela da periferia do Recife, ancorando a sua reflexão filosófica e teológica na experiência de contacto diário com os mais desfavorecidos. Alguns dos seus temas de eleição – a natureza do mal e dos poderes de opressão, o patriarcado e a destruição ecológica – resultam, pois, de um diálogo constante entre experiência e reflexão teórica. Autora de uma obra vasta, publicada em português, espanhol, francês e inglês, Ivone Gebara percorre o Brasil e diferentes partes do mundo ministrando cursos, proferindo palestras sobre hermenêutica feminista e ecofeminista, novas referências éticas e antropológicas e os fundamentos filosóficos do discurso religioso.

Depois de Alessandro Stanziani e Syed Farid Alatas, Ivone Gebara é a terceira convidada do CEG – Colégio de Estudos Globais, uma iniciativa do CES que consiste num espaço de abordagem crítica dos processos de globalização a partir de problemáticas centrais do mundo contemporâneo. Privilegiando as perspetivas históricas e interdisciplinares, o CEG promove a centralidade das formas de pensar e conhecer oferecidas pelas ciências sociais e humanas, e também pelas artes.

CES