Missa de homenagem à Padroeira da Universidade de Coimbra

Dez 6, 2018

A missa tem lugar na Capela de S. Miguel (Pátio das Escolas) pelas 12 horas.

Imaculada Conceição Capela São Miguel
Fotografia: © UC | Karine Paniza

No dia 8 de dezembro tem lugar a missa de homenagem à Padroeira da Universidade de Coimbra, a Imaculada Conceição. A celebração decorre na Capela de São Miguel às 12h00.

A Imaculada Conceição é, de acordo com o dogma católico, a conceção da Virgem Maria sem mancha (ou “mácula” em latim) do pecado original.

A relação entre a Universidade de Coimbra e a Imaculada Conceição remonta ao século XVII. Nas cortes de 1646, então reunidas em Lisboa, El-Rei D. João IV tomou a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal. Ordenou igualmente que os estudantes na Universidade de Coimbra, antes de tomarem algum grau, jurassem defender a Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

mhanlkkoabenpkff

Milene Santos