Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior reune-se em Coimbra

06 julho, 2017≈ 3 mins de leitura

A 5.ª audição do grupo de trabalho do Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior (ORSIES) teve lugar na Universidade de Coimbra.

O grupo de trabalho do ORSIES, Observatório criado no início de 2017 pela Fórum Estudante, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é constituído por cerca de 40 representantes de instituições de ensino superior nacionais, públicas e privadas, entre as quais a Universidade de Coimbra. Pretende-se, com a criação desta rede colaborativa, promover o debate sobre responsabilidade social no ensino superior e partilhar as boas práticas das instituições neste âmbito.

Depois das audições realizadas no Instituto Politécnico de Leiria, na Escola Superior de Educação de Coimbra, na Universidade do Porto e no ISCTE-IUL, a Universidade de Coimbra acolheu o grupo do ORSIES em mais uma reunião de trabalho para o desenvolvimento de um livro verde sobre responsabilidade social e instituições de ensino superior, que se pretende concluído até ao final do ano de 2017.

Para além da proposta de livro verde a apresentar à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o ORSIES tem, entre outros, como objetivos: reforçar a consciência e a ação cívica da comunidade educativa das instituições de ensino superior, no que concerne à responsabilidade social; desenvolver ações comuns, partilhadas e com forte impacto social de responsabilidade social nas/das instituições de ensino superior; partilhar metodologias, instrumentos e boas práticas; desenvolver iniciativas de investigação-ação sobre responsabilidade social que acrescentem valor, através do conhecimento; e mobilizar outros stakeholders da comunidade, de âmbito nacional e local para a cooperação com as instituições de ensino superior para a responsabilidade social.

A sessão teve lugar a 5 de julho.