“Olhos que falam” no Museu da Ciência

11 fevereiro, 2015≈ 2 mins de leitura

© Centro Cirúrgico de Coimbra

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) inaugura, no próximo dia 14 de fevereiro, sábado, pelas 16h00, uma nova exposição temporária,  “VISÕES — O interior do olho humano”, produzida pelo Centro Cirúrgico de Coimbra.

A partir do registo do interior do olho, uma rotina em qualquer consulta de Oftalmologia do Centro Cirúrgico de Coimbra, obteve-se um banco de imagens que, para além de permitir a investigação científica, proporcionou um acontecimento artístico: “VISÕES — O interior do olho humano”.

De acordo com o Centro Cirúrgico de Coimbra, entidade responsável técnica e cientificamente por esta exposição, os critérios da escolha das imagens  – 45 de entre mais de três milhões de imagens – basearam-se no facto de, «para além de terem uma história para contar, também poderem ter uma outra visão, que remeta para o dia-a-dia». Assim, “o “Quarto Crescente” pode ser uma fase da lua, mas também a imagem captada a um descolamento da retina, ou a “Lula gigante” que pode ser uma espécie marinha ou uma imagem do interior do olho de um bebé prematuro, entre outros exemplos a descobrir no Laboratório Chimico.

Mais informações aqui.