“Pai” do veículo elétrico vai estar em conferência internacional na UC

27 outubro, 2014≈ 4 mins de leitura

© UC | Milene Santos

O cientista Ching Chuen Chan, considerado o “pai” do veículo elétrico, vem a Coimbra para participar na IEEE VPPC 2014, Vehicle Power and Propulsion. Trata-se de uma das mais importantes conferências mundiais na área dos veículos elétricos e vai decorrer entre os dias 28 e 30 de outubro, no Edifício Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Ching Chuen Chan vai falar sobre o “Renascimento e Desenvolvimento Global de Veículos Elétricos”, na primeira sessão plenária da Conferência, no dia 28 de outubro, pelas 10 horas, no Auditório do Edifício Central da FCTUC, abordando o estado global da arte dos veículos elétricos, as suas principais tecnologias e infraestruturas. O cientista defende que “o amanhecer da comercialização de veículos elétricos está a chegar”, e acrescenta que “os veículos elétricos vão ser um paradigma da nova era”. Para Ching Chuen Chang “o sucesso da sua comercialização (veículos elétricos) depende do combate satisfatório de quatro fatores: custo inicial, conveniência de uso, consumo de energia e emissões de dióxido de carbono (CO2), por isso, é preciso apostar em três facilitadores fundamentais: disponibilizar bons produtos a um custo acessível, boas infraestruturas que sejam eficientes e fáceis de usar e um bom modelo de negócio para vencer a barreira do custo inicial”.

Ao longo dos três dias do evento , os mais reputados académicos e profissionais da indústria automóvel, provenientes de 33 países, vão partilhar conhecimentos e discutir os avanços técnicos que podem contribuir para uma efetiva mobilidade sustentável.

Já com vários modelos no mercado, o principal ponto fraco dos veículos elétricos é, além do preço, a sua autonomia limitada, como explica Paulo Pereirinha, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra – INESC – e responsável pela organização da Conferência (General Chair). “Embora os veículos elétricos tenham atingido bom desempenho, eficiência, qualidade, fiabilidade e atratividade comercial, ainda existem muitos desafios pela frente, como p. ex., aumentar a autonomia e reduzir o custo dos componentes, em especial os dispositivos de armazenamento de energia” refere o investigador.

Dividida por sessões plenárias e apresentações de trabalhos, a Conferência conta ainda com duas sessões promovidas pela Associação Portuguesa de Veículos Elétricos (APVE), na quarta-feira, dia 29 de outubro. Pelas 16h30m, vão ser apresentados os primeiros resultados do protocolo efetuado com o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia. No âmbito deste protocolo, foram cedidos ao Ministério 17 veículos elétricos de várias marcas automóveis, para dar o exemplo público da viabilidade da mobilidade elétrica.

A iniciativa engloba também uma mostra de veículos elétricos. Durante os três dias, cerca de duas dezenas de modelos (bicicletas elétricas, Segways, motos elétricas e automóveis de várias marcas) vão estar expostos junto ao edifício central da FCTUC.

Ching Chuen Chan,

Ching Chuen Chan © DR