Prémio Eduardo Lourenço com candidaturas abertas até 6 de abril

25 março, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Premiar uma intervenção relevante “no âmbito da cultura, cidadania e da cooperação ibéricas” é o principal objetivo do Prémio Eduardo Lourenço. O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) promove, em 2015, a 11ª edição do galardão cujas candidaturas estão abertas até 6 de abril.

O CEI está sediado na Guarda e surge da parceria entre a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Salamanca (US) e a Câmara Municipal da Guarda. De acordo com Vítor Amaral, vereador da cultura e representante do município no CEI, “procuram-se personalidades cuja obra e trajeto sejam exemplares nos diversos âmbitos e vertentes do estudo das diversas culturas da península e da civilização ibérica como um todo”. “É um reconhecimento do CEI, na senda daquilo que foi também a génese do seu nascimento”, adianta ainda o responsável. Para Vítor Amaral, surge da ideia do filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço, cuja obra “reflete também a preocupação da reflexão destes territórios ibéricos e transfronteiriços”.

“Qualquer instituição ou pessoa pode enviar propostas de candidatura para o Prémio Eduardo Lourenço, até 6 de abril”, explica o vereador do município da Guarda. O prémio, com o valor de 7 500 euros é atribuído por um júri constituído pelos membros da direção do CEI – o reitor da UC, o reitor da US e o presidente da Câmara Municipal da Guarda – e por mais oito personalidades.

Em mais de uma década de Prémio Eduardo Lourenço foram já distinguidas diversas personalidades de relevo em Portugal e Espanha: Maria Helena da Rocha Pereira, Professora Catedrática de Cultura Greco-Latina (2004), Agustín Remesal, Jornalista (2006), Maria João Pires, Pianista (2007), Ángel Campos Pámpano, Poeta (2008), Jorge Figueiredo Dias, Professor Catedrático de Direito Penal (2009) e César António Molina, Escritor (2010), Mia Couto, Escritor (2011), José María Martín Patino, Teólogo (2012) e Jerónimo Pizarro, Professor e Investigador (2013), Antonio Sáez Delgado Professor e Investigador (2014).

Mais informações na página do Centro de Estudos Ibéricos.

[sublimevideo settings=”youtube-id:FCreaAA8JJs” width=”600″ height=”338″]