Requalificação das Estufas Tropicais do Jardim Botânico da UC vence Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Segundo o arquiteto João Mendes Ribeiro, "é sempre estimulante receber um prémio mas acho que é um prémio para a Universidade de Coimbra".

30 março, 2017≈ 3 mins de leitura

© DR

O arquiteto João Mendes Ribeiro ganhou o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria de Melhor Intervenção com Impacto Social com a requalificação das Estufas Tropicais do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC).

“É sempre estimulante receber um prémio mas acho que é um prémio para a Universidade de Coimbra”, adianta João Mendes Ribeiro. Quanto à intervenção, o arquiteto refere que se trata da “reabilitação de uma estrutura muito importante, do século XIX, que estava bastante degradada e que tem um  potencial enorme”, que se tentou “restaurar, preservar mas adaptar também às novas necessidades”. “Há aqui sempre uma relação entre o passado e o presente, sendo que a matriz da intervenção é sempre a pré-existência e o respeito pelo edifício pré-existente”, destaca ainda.

Para João Mendes Ribeiro, trata-se de “um processo muito delicado porque intervir em estruturas antigas obriga a alguma sensibilidade e muito cuidado do ponto de vista da intervenção”.

O prémio foi anunciado, a 29 de março, no antigo Museu dos Coches, em Belém, Lisboa.

O prémio é uma iniciativa integrante da agenda da IV Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que acontece de 27 de março a 2 de abril, e distingue-se já no setor imobiliário e da construção como uma espécie de “óscares” nacionais do que melhor se faz todos os anos em Portugal. O galardão, promovido pela Vida Imobiliária em parceria com a Promevi, foi lançado em 2013 e tem vindo a construir um sólido percurso como a distinção de maior prestígio na área da reabilitação do edificado e requalificação dos territórios em Portugal, recebendo desde a sua primeira edição um total de 280 projetos a concurso.

A reabilitação das estufas tropicais é a maior intervenção no âmbito do Plano de Reestruturação Física e Funcional do JBUC. De acordo com o Diretor do JBUC, António Gouveia, as estufas deverão ser inauguradas, à partida, no final de junho do presente ano.