Selos de comemoração dos 150 anos do Instituto Geofísico da UC são distinguidos em Itália

18 junho, 2015≈ 3 mins de leitura

© CTT

Os CTT receberam o prémio ASIAGO de arte filatélica com selos alusivos aos 150 anos do Instituto Geofísico da Universidade de Coimbra (IGUC).

“Os quatro selos representam as quatro valências de investigação e de estudo que o IGUC desenvolveu ao longo de 150 anos”, conta João Fernandes. O sub-diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC) responsável pelo pelouro do Observatório Geofísico e Astronómico da UC explica que as quatro áreas são “a sismologia, o geomagnetismo ou magnetismo terrestre, a meteorologia e as ciências planetárias”.

o Instituto Geofísico da UC é parte integrante das coisas boas que existem em Portugal

“Os Correios, quando emitem selos, fazem-no de acordo com um determinado objetivo nacional que é o de divulgar factos, acontecimentos e efemérides que têm a ver com aquilo que nós somos, enquanto Portugal no seu todo”, revela Raul Moreira. Para o diretor de Filatelia dos CTT, “o IGUC é parte integrante das coisas boas que existem em Portugal”. “Não só pela sua antiguidade enquanto instituo geofísico”, afirma o responsável, “mas também pelo trabalho que continuamente desenvolve”.

O diretor de Filatelia dos CTT explica que os ASIAGO são conhecidos como os “Óscares da arte filatélica” e são os mais antigos prémios do género no mundo. “É a sétima vez que recebemos a distinção, o que muito nos alegra”, adianta ainda o responsável.

De acordo com o diretor de Filatelia dos CTT, “a colaboração com a UC tem sido excelente”. Raul Moreira revela que a 22 de junho, os CTT vão estar em Coimbra “para lançar mais um postal inteiro comemorativo dos 725 anos da UC”.

DIV_INSTITUTO-GEOFÍSICA-COIMBRA 1