Sessão de homenagem no centenário do nascimento de Luís Albuquerque

A 6 de março, pelas 18 horas, a Sala 17 de abril (Departamento de Matemática) acolhe a sessão de homenagem que pretende revisitar os aspetos relevantes da vida do académico Luís Albuquerque.

02 março, 2017≈ 4 mins de leitura

Nasceu a 6 de março de 1917, em Lisboa. Luís Albuquerque, professor universitário de matemática e de engenharia geográfica, e historiador dos descobrimentos portugueses, é homenageado na Universidade de Coimbra 100 anos depois do seu nascimento.

Precisamente no dia 6 de março, pelas 18 horas, a Sala 17 de abril (Departamento de Matemática) acolhe a sessão de homenagem que pretende revisitar os aspetos relevantes da vida do académico Luís Albuquerque.

A sessão vai estar a cargo de Jaime Silva (Professor do Dep. Matemática da FCTUC), Reis Torgal (Professor jubilado da FLUC) e João Marinho dos Santos (Professor da FLUC).

A organização cabe ao Ateneu de Coimbra e Universidade de Coimbra.

Nota biográfica
Luís Guilherme Mendonça de Albuquerque nasceu em Lisboa a 6 de março de 1917. Licenciou-se em Ciências Matemáticas (1939) e em Engenharia Geográfica (1940) pela Universidade de Lisboa. Em 1941 viria a fazer parte do corpo docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra.
Em 1959 obteve o doutoramento em Matemática com 19 valores, na Universidade de Coimbra, com a dissertação Sobre a Teoria da Aproximação Funcional. Em julho de 1966 foi aprovado no concurso para Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da UC. Na mesma altura exerceu funções como Secretário da Faculdade até 1968, retomando-as no biénio de 1970-72.
A 25 de Abril de 1968 foi nomeado Professor Catedrático em comissão de serviço na Universidade de Lourenço Marques (Estudos Gerais Universitários de Moçambique), situação em que se manteve até 1970.
Assumiu a presidência do Conselho Diretivo da Faculdade de Ciências de maio a setembro de 1974. No mesmo ano tornou-se Governador Civil do Distrito de Coimbra, cargo que ocupou durante dois anos.
De 1976 a 1978 desempenhou novamente as funções de Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e desta última data a 1982 as de Vice-Reitor da Universidade.
Foi também diretor da Biblioteca Geral da UC desde 1978 até 1987.
Em 1985, a Universidade de Lisboa atribuiu-lhe o grau de Doutor Honoris Causa em História. No ano seguinte, foi Diretor de Estudos Convidado na École des Hautes Études en Sciences Sociales da Sorbonne.
Veio a jubilar-se em 1987 altura em que profere a última lição na Universidade de Coimbra.
No ano seguinte é assinado com o Círculo de Leitores o contrato de edição do Dicionário de História dos Descobrimentos Portugueses, publicado como obra póstuma.
Com data de 1989 vem a público o maior projeto editorial que dirigiu: os seis volumes da obra coletiva Portugal no Mundo. Paralelamente publica-se a coleção Biblioteca da Expansão Portuguesa, cinquenta volumes com edições em versão atualizada de fontes, e reedição ou mesmo edição de trabalhos historiográficos sobre a História dos Descobrimentos e da Expansão. Planeou, dirigiu e coordenou ambas as séries, tendo escrito para elas algumas dezenas de textos.
A 2 de junho de 1990 inaugurou-se a exposição “Portugal-Brasil. A Era dos Descobrimentos Atlânticos”, na The New York Public Library. Foi um dos Curadores da exposição que teve um grande impacto internacional.
Em outubro de 1991 foi hospitalizado em consequência de um acidente cardiovascular, viria a falecer em Lisboa, a 22 de janeiro de 1992.

Luis de Albuquerque_19SCUC

CARTAAAAAZ!!!!!!!