Simpósio internacional “Revisitar Vieira no século XXI” na FLUC

O encontro acontece entre os dias 7 a 9 de janeiro na Faculdade de Letras.

04 janeiro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Revisitar Vieira no século XXI” é o tema do simpósio internacional que vai trazer a obra de Padre António Vieira até à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). A iniciativa vai realizar-se nos dias 7,8 e 9 de janeiro.

O simpósio é o primeiro encontro científico a ter lugar após a conclusão do projeto de edição da Obra Completa do Padre António Vieira, coordenado por José Eduardo Franco e Pedro Calafate, e no qual se fez uma compilação, anotação e posterior disponibilização a um largo público de todos os textos do autor até agora conhecidos.

A iniciativa vai contar com a presença de cerca de sessenta participantes e especialistas de quase três dezenas de instituições universitárias, nacionais e estrangeiras. De acordo com Paulo Pereira coordenador da comissão organizadora, o simpósio ” constitui uma oportunidade ímpar de se repensar criticamente muitas das conclusões que ao longo do tempo foram avançadas, pelo confronto com dados novos que entretanto surgiram”. Ao mesmo tempo pretende-se “promover uma reflexão interdisciplinar, densa e estimulante, sobre novas formas de indagação dos seus textos, novas aproximações de âmbito comparatista e interartístico e novas estratégias de valorização da presença de Vieira no sistema escolar”, acrescenta ainda.

“Revisitar Vieira no século XXI” pretende também homenagear o Professor Doutor João Francisco Marques, especialista da história religiosa moderna recentemente falecido. “A homenagem é inteiramente justa, na medida em que desempenhou um papel decisivo no processo de organização e de publicação da Obra Completa do Padre António Vieira e deixa um legado relevante enquanto professor e investigador”, afirma Paulo Pereira.

O Simpósio é uma iniciativa do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Universidade de Coimbra, do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa e do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) e conta com a colaboração de várias instituições universitárias portuguesas e estrangeiras, nomeadamente brasileiras.

De relembrar ainda que o Simpósio se encontra acreditado como Curso de Formação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para professores do Ensino Básico e Secundário.

 

Mais informações sobre o simpósio aqui.

 

cartaz_producao

 

 

 

 

Partilhe