Transição do ensino secundário para o ensino superior é tema de seminário na UC

O evento tem lugar nos dias 9 e 10 de março no Auditório da Reitoria.

10 fevereiro, 2017≈ 4 mins de leitura

Nos dias 9 e 10 de março o Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra recebe o seminário “Transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior: percursos e redes de suporte”.

De acordo com a comissão organizadora do seminário, “as transições do ensino secundário para o ensino superior e deste para o mundo do trabalho surgem em contextos desenvolvimentais de grande complexidade na ótica da construção identitária e da inserção socioprofissional e revestem-se de um profundo impacto na organização do percurso de carreira e de vida dos jovens adultos”. “A importância que os suportes existentes nos contextos educativos assumem neste processo desenvolvimental é inquestionável”, acrescentam ainda.

O seminário pretende, assim, segundo Maria Paula Paixão da comissão organizadora, “tratar dos processos de transição dos estudantes do ensino secundário para o ensino superior e também as diferentes fases e momentos de transição que estes enfrentam durante a frequência do ensino superior e na transição deste para o mundo do trabalho”. O objetivo é que durante a iniciativa se possa “falar de fatores e processos que têm influência e impacto na organização das trajetórias desenvolvimentais dos estudantes, na sua construção identitária e nos processos de inserção socioprofissional” e  “apresentar uma série de estudos e iniciativas que focam esses momentos de transição”, adianta ainda a docente da FPCEUC.

O evento vai contar com a participação de dois investigadores internacionais Fred Vondracek, da Penn State University (EUA), e Matthias Reitzle, da Universidade de Jena (Alemanha). Do seminário fazem ainda parte vários workshops e três simpósios: “Simpósio I- Transição do ensino secundário para o ensino superior: da investigação à intervenção”, “Simpósio II-A transição do ensino superior para o mundo do trabalho em contextos de incerteza e de imprevisibilidade” e “Simpósio III- Diversidade, multiculturalidade e promoção do bem-estar”. Os participantes vão ter a oportunidade de conhecer a oferta da Universidade de Coimbra relativa a redes de suporte dos processos de transição.

O seminário vai colocar em diálogo direto psicólogos escolares, psicólogos a trabalharem em instituições de ensino superior, investigadores, professores e outros profissionais especializados no contexto universitário.

As inscrições já estão abertas e decorrem até 24 de fevereiro.

O encontro é organizado pela Reitoria da Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC e Programa Interuniversitário em Psicologia da Educação (FPCEUC e FPUL).

Programa completo aqui.