UC representa a Europa no Conselho Consultivo Académico da FISU

24 setembro, 2018≈ 2 mins de leitura

© FISU

A Universidade de Coimbra (UC) é a representante da Europa no recém-formado Conselho Consultivo Académico da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU). O órgão reuniu pela primeira vez no passado fim de semana, em Lausanne (Suíça), com a presença do Reitor da UC, João Gabriel Silva.

Tendo por objetivo aconselhar a FISU na sua relação com as universidades, este Conselho Consultivo Académico tem sete membros – incluindo um de cada um dos quatro principais continentes. A representação da Europa é assegurada pelo Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, indicado para esse lugar pela Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA, na sigla original).

Na reunião, o Conselho Consultivo Académico analisou diversos caminhos para que as iniciativas da Federação Internacional do Desporto Universitário (que têm tido essencialmente países como interlocutores) passem a ligar-se mais diretamente às universidades, alargando o número de estudantes envolvidos nas atividades desportivas e procurando que elas não estejam tão confinadas aos atletas de alto desempenho.

A FISU agrega todo o desporto universitário a nível mundial, sendo – entre outros eventos – a responsável pela organização das Universíadas, competição multidesportiva internacional que é uma versão universitária dos Jogos Olímpicos e se realiza a cada dois anos, desde 1959.