Universidade de Coimbra entrega receita do concerto Coimbra Solidária

A Fundação de Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP) recebeu da UC cerca de 2400 euros, dos quais metade vai doar ao grupo António Ataíde e os Impuros.

05 julho, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Universidade de Coimbra (UC) entregou hoje, 5 de julho, a receita do concerto Coimbra Solidária à Fundação de Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP). O concerto, realizado no âmbito da 18.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC), teve lugar a 11 de março, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e contou com a atuação do grupo António Ataíde e os Impuros, bem como com as participações especiais dos Antigos Orfeonistas da UC, Rui Pato, Manuel Rocha, Manuel Portugal, Paulo Figueiredo, Edjam e João Gentil.

O que nós realmente desejamos é um templo que seja uma construção humana

A verba, de cerca de 2400 euros, foi entregue com o objetivo de apoio à construção do primeiro Templo Ecuménico do país. De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Fundação, Jaime Ramos, é uma homenagem “a todos aqueles que morreram devido ao fanatismo e ao fundamentalismo”. “O que nós realmente desejamos é um templo que seja uma construção humana”. Segundo Jaime Ramos, a construção é “inovadora” e um “monumento à tolerância, ao respeito e à diferença”. O templo está a ser construído em Miranda do Corvo e a inauguração está prevista para 11 de setembro em “homenagem não só às pessoas que morreram em Nova Iorque [nos atentados de 11 de setembro de 2001]”, mas também a “todas as vítimas do fundamentalismo”, sublinha o presidente.

O concerto para a angariação de fundos marcou a estreia do grupo António Ataíde e os Impuros em Coimbra (saiba mais sobre a apresentação aqui). “O importante é que consigamos ver este edifício a funcionar e aberto a toda a gente”, destaca António Ataíde. O artista afirma poder voltar a participar do projeto do concerto solidário “para uma organização que mereça”. Durante a cerimónia de entrega, Jaime Ramos revelou que iria doar metade da verba ao grupo musical, para que possam “continuar a trabalhar pela cultura em Coimbra”.

Coube ao reitor da UC entregar a receita do concerto solidário à Fundação ADFP. João Gabriel Silva defendeu a importância da  liberdade religiosa como sendo uma “questão estritamente individual e que não deve ser imposta”, que é uma das bandeiras do Templo Ecuménico.

A cerimónia decorreu a 5 de julho, na Sala do Senado da Reitoria, pelas 12h30.

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.