Universidade de Coimbra homenageia José Saramago

24 maio, 2018≈ 4 mins de leitura

© DR

De 8 a 10 de outubro, Coimbra recorda a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, com o congresso internacional “José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel”. A ter lugar no Convento S. Francisco, o evento é organizado pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra (CLP) e pela Câmara Municipal de Coimbra. A segunda fase de inscrições, com ou sem proposta de comunicação, decorre até 31 de julho.

O congresso vai contar com conferências de Anselmo Borges (Universidade de Coimbra), Carlos Reis (Universidade de Coimbra), David Frier (University of Leeds), Roberto Vecchi (Università di Bologna) e Teresa C. Cerdeira (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Além disso, do programa científico constam ainda duas mesas plenárias e várias sessões de comunicações livres, onde se esperam mais de 40 comunicações.

O congresso conta ainda com duas atividades paralelas: um concurso de ensaios literários sobre a obra de José Saramago, destinado aos estudantes do ensino secundário de todo o país, e ainda a representação de “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, com adaptação dramatúrgica de Filomena Oliveira e Miguel Real.

Segundo Carlos Reis, coordenador do CLP e membro da comissão executiva, o congresso pretende constituir uma oportunidade para reler a obra de Saramago e para discutir vários temas, como as representações da História em José Saramago, as suas personagens e alegorias, a obra poética, dramática e jornalística do autor, bem como as adaptações da sua obra a outros formatos, as polémicas em torno do autor e a sua fortuna crítica.

A iniciativa, que está acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua de Professores, conta com o apoio da Faculdade de Letras e da Reitoria da UC, bem como da Fundação José Saramago e da Porto Editora.

Faculdade de Letras da UC