Universidade de Coimbra investe mais 300 mil euros na renovação da residência João Jacinto

24 outubro, 2018≈ 4 mins de leitura

© UC| Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) continua a apostar no melhoramento na sua rede de alojamento para estudantes, preparando-se para investir cerca de 300 mil euros em obras de requalificação de dois blocos da Residência Universitária João Jacinto. Com as empreitadas realizadas desde 2016, o valor aplicado na reabilitação deste espaço de 132 camas atinge já perto de 450 mil euros.

Os Bloco A e B desta residência – que são propriedade da Fundação Rangel de Sampaio (que é gerida pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) e por ela estão cedidos aos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) – vão ser renovados, com especial incidência no melhoramento das infraestruturas de cozinhas e casas de banho. Estas obras, com início previsto para as próximas semanas e duração estimada de três meses e meio (os atuais ocupantes dos blocos A e B serão transferidos temporariamente para outras residências), dão continuidade a outras ações de requalificação realizadas nos últimos anos na Residência Universitária João Jacinto.

Residência João Jacinto_PAmaral2018

Comparativo de quarto por reabilitar dos blocos A e B (esq) e quarto já reabilitado do Bloco D (dir). Foto UC | Paulo Amaral

Depois das empreitadas de reabilitação das caixilharias exteriores dos quatro blocos desta unidade e de requalificação completa do bloco D, realizadas em 2016 e 2017 (com custos a rondar os 150 mil euros), as obras nos blocos A e B da Residência Universitária João Jacinto vêm dar continuidade ao investimento continuo dos SASUC no melhoramento da sua rede de alojamento estudantil – numa época em que este assunto é uma preocupação cada vez mais presente no dia-a-dia dos alunos de ensino superior de todo o país. Será substituído todo o mobiliário dos quartos, aproveitando o adquirido por ocasião dos Jogos Europeus Universitários (e que já tinha prevista esta mesma utilização). E haverá lugar à duplicação do número de casas de banho por piso (levando à diminuição do número de camas de cada bloco, de 19 para 18), aumentando o conforto dos habitantes destes espaços.

Localizada na rua homónima, a escassos minutos a pé das faculdades e departamentos do Polo I da UC, a Residência Universitária João Jacinto passará a dispor de 132 camas (até aqui eram 134), com custos mensais entre 75,06 € e 138,00 € (para estudantes bolseiros) e de 115,00 € a 257,00 € (para estudantes não-bolseiros e/ou de mobilidade, doutoramento ou internacionais). No total, a rede de residências dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra inclui, atualmente, 1327 camas, distribuídas por 14 unidades, na sua maioria dispondo de salas comuns, cozinhas equipadas, casas de banho, serviços de lavandaria e Internet.

Rui Simões