2.ª edição Upgrade UC Team chega ao fim - Formações que enriquecem e fazem o corpo técnico da UC crescer

"Temos de continuar a fazer formação, não por obrigação, mas por estratégia", defendeu o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Marta Costa
14 outubro, 2022≈ 4 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Gerir com Qualidade, Carreira Dual no Desporto, Trabalho Digno ou os Desafios da Cibersegurança são apenas alguns exemplos de módulos de formação que ocuparam a semana. A segunda edição das jornadas UpGrade UC Team apresentou-se como uma formação multidisciplinar, reunindo cerca de 400 membros do corpo técnico da Universidade de Coimbra (UC) nos vários departamentos do Pólo II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Das formações a que assistiu, foi o módulo sobre a "Igualdade de género na Administração Pública" que mais cativou Catarina Martins, do Gabinete de Apoio Jurídico da UC, por ser "um tema muito atual", com uma "exposição dinâmica", congratulando a organização pela inclusão do tema nas Jornadas. No geral, considera que a semana teve formações "úteis que, no caso de temas em que tenhamos algum conhecimento, permite-nos aprofundá-los, e também adquirir novas competências". "Suscitam a discussão entre colegas", acrescenta Catarina Martins.

Ricardo Dias, do Projeto Especial UC Business considera que "é muito importante que cada vez tenhamos mais capacidades técnicas mas também capacidades humanas e estarmos bem connosco próprios, no trabalho e conseguirmos contribuir para a UC para a poder fazer crescer". Destaca, da formação, os módulos de "Conciliação entre a Vida Profissional, Pessoal e Familiar" e "Felicidade - Que a Força esteja connosco!". Também foi esta última que é destacada por Neusa Silva, do Serviço de Gestão Académica da UC, "pelo entusiasmo que transmitiu. Saí de lá bem-disposta". Deixa o apelo para que o exemplo das Jornadas se repita pois acredita que "são coisas que têm de ser praticadas, e temos de viver no dia-a-dia, com partilhas".

"Mais do que ser úteis" as jornadas são "essenciais", acrescenta Pedro Vapi, da Divisão de Infraestruturas, Tecnologias de Informação e Comunicação do SGSSIC. "A formação é essencial, pela heterogeneidade, a multiplicidade de assuntos e acima de tudo, por chamar pessoas externas para virem cá falar, o que enriquece e faz com que o corpo técnico cresça", acredita. De acordo com Pedro Vapi, os dias de formação "têm sido úteis, mas mais que útil [a formação] é essencial para sermos uma universidade de referência". Dos módulos em que participou, salienta a "Promoção da Saúde Mental: Gestão do Stress", pela "exposição calma, pausada e focada nos pontos que realmente importavam. Acho que aprendi ainda mais".

"As pessoas são o mais importante de qualquer organização", voltou a sublinhar o Reitor da UC, Amílcar Falcão. Na sessão de encerramento, o responsável garantiu a necessidade de "cuidar das pessoas, para que se sintam valorizadas e reconhecidas. E, para isso, a formação é fundamental". As jornadas Upgrade UC Team, de acordo com Amílcar Falcão, servem para "discutir assuntos, partilhar experiências e sentirmo-nos uma família". "A semana tem um enorme significado", acrescentou. "Beneficia cada um de vós e toda a organização", referiu ainda o Reitor da UC.