50 iniciativas para comemorar 50 anos do 25 de abril na UC

A Universidade de Coimbra é palco, dentro e fora de portas, de dezenas de performances para assinalar o cinquentenário da Revolução dos Cravos.

Maria Cano
Ana Bartolomeu
08 janeiro, 2024≈ 2 mins de leitura

Da esquerda para a direita: Carlota Simões, Joana Barbosa de Melo, Cristina Freitas, Renato Daniel, Delfim Leão, Jorge Castilho, Manuel Portela, Sílvio Santos

© UC I DCOM

“A programação é muito ampla e vai assentar em performances várias, espetáculos de várias naturezas, exposições, debates e também em galerias digitais. Depois, naturalmente à volta do próprio dia 25 de abril teremos uma concentração maior de atividades reforçando o simbolismo que esse dia tem”.

As palavras são do Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta, Delfim Leão, no âmbito da apresentação do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de abril na UC, que decorreu esta segunda-feira, 8 de janeiro, no Centro de Documentação 25 de Abril (CD25A) da instituição.

O Vice-Reitor referiu que a programação “consistirá em cerca de 50 iniciativas”, acrescentando que se pretende que a “Universidade se una como um todo nas celebrações”.

Assim, foram envolvidos inúmeros parceiros como sejam a Associação Académica de Coimbra (AAC), a Associação dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra (AAEUC), além de várias Unidades de Extensão Cultural e Apoio à Formação da UC como o CD25A, o Teatro Académico Gil Vicente, a Imprensa da UC, a Biblioteca Geral da UC, o Jardim Botânico da UC (JBUC) ou a Biblioteca das Ciências da Saúde da UC.

Criado há 30 anos e com a missão de disponibilizar para investigação científica material documental sobre a transição democrática portuguesa, o CD25A desempenha um importante papel nestas comemorações. Para o efeito, a diretora do centro, Cristina Freitas, ressalva que têm várias iniciativas em parceria com outras entidades tais como “várias exposições itinerantes”, “um pequeno vídeo para mostrar abril em poucos minutos” ou o “plantio de cravos em parceira com o JBUC”.

Em Coimbra, os estudantes estiveram no epicentro de ações que contribuíram para o próprio 25 de abril, por isso, a AAC e a AAEUC foram envolvidas deste o início nestas celebrações.

Para a AAC, “abril é o passado, é o presente e é o futuro”, por isso o presidente Direção-Geral, Renato Daniel, anunciou que vai disponibilizar um orçamento dedicado "para as secções [da AAC] que tenham atividades neste âmbito”. O responsável salientou que já têm várias parcerias como a “promoção de uma série com a RTP” ou a colaboração com o TAGV “para a exibição de um documentário”.

Já o presidente da AAEUC, Jorge Castilho, revelou que têm “várias ideias e projetos que recuperam muitos dos protagonistas e intervenientes anteriores ao 25 de abril”.

Com iniciativas para diferentes gostos e idades, as comemorações do 25 de abril já têm atividades em marcha, muitas em agenda e outras tantas a ser ultimadas.

Conheça a programação completa em www.uc.pt/cultura/25abril/programa.