A Universidade de Coimbra recebeu Selo Estudante-Atleta

O selo, atribuído pelo IPDJ, reconhece à UC o "compromisso com o desenvolvimento académico e desportivo dos seus estudantes".

MU
Marta Costa (com Desporto UC)
23 outubro, 2023≈ 2 mins de leitura

A entrega do Selo decorreu numa cerimónia, em Lisboa, a 23 de outubro.

© DR

Com o objetivo principal de “distinguir as instituições de ensino superior (IES), ou as suas unidades orgânicas, que fomentam a articulação entre as carreiras duplas, e reconhecer boas práticas” junto do corpo de estudantes-atletas”, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) entregou Selos Estudante-Atleta a IES. A Universidade de Coimbra (UC) não ficou de fora e viu reconhecido o trabalho na área.

“A atribuição deste selo à Universidade de Coimbra, vem reforçar aquela que tem sido a estratégia interna de promoção da conciliação das carreiras, académica e desportiva, bem como do reforço do Programa de Apoio ao Alto Rendimento da UC”, recorda a Pró-Reitora da UC com a pasta do Desporto, Filipa Godinho.

São considerados, em regulamento, vários critérios “que se destinam ao efetivo apoio estrutural do estudante-atleta”. Desde “regulamentação própria, metodologias, infraestruturas, recursos, instrumentos e iniciativas”, refere o IPDJ.

Através de uma “rigorosa avaliação das candidaturas submetidas”, e com um mínimo necessário para a concessão do Selo de 70 pontos, a UC “superou a marca com excelência” ao obter 90 pontos.

“Esta conquista reforça o compromisso da Universidade de Coimbra com o desenvolvimento académico e desportivo dos seus estudantes”, garante o Desporto UC. De acordo com Filipa Godinho, a UC foi pioneira na implementação do Estatuto do Estudante-Atleta e tem “também conseguido estar na linha da frente no enquadramento destes estudantes-atletas”.

Lançado em 2022, o Selo Estudante-Atleta visa ainda “incentivar as IES" a criarem "melhores condições de conciliação da carreira dupla, académica e desportiva, e também no pós-carreira desportiva”, lê-se ainda na página do IPDJ.

A 23 de outubro, em Lisboa, decorreu uma celebração de Mérito Desportivo onde o IPDJ homenageou estudantes-atletas com resultados desportivos de destaque. Na cerimónia, a UC recebeu formalmente o Selo, “em reconhecimento ao seu compromisso contínuo em apoiar os seus estudantes-atletas”.

Mais informações sobre a atribuição do Selo Estudante-Atleta pelo IPDJ aqui.