Abertas as inscrições para conferência que pretende promover o debate interdisciplinar sobre o tempo musical

O evento científico "Música Analítica 2023: Interdisciplinary Approaches to Musical Time", organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, vai decorrer de 12 e 14 de outubro e tem inscrições abertas.

CR
Catarina Ribeiro
CC
Cláudia Morais - CEIS20
19 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

© DR

Entre 12 e 14 de outubro, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) vai receber a conferência internacional Música Analítica 2023: Interdisciplinary Approaches to Musical Time. As inscrições encontram-se abertas.

Promovido pelo Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20), este encontro científico pretende dar palco à investigação do fenómeno do tempo musical, colocando em diálogo várias disciplinas que estudam o tempo e a temporalidade na e da música. Vão estar em discussão temas como o tempo na sua relação com a cognição musical, a tecnologia e o ambiente, assim como a diversidade histórica e cultural e os múltiplos modos experienciais do tempo musical.

“Desde a década de 1980, tem havido uma notável eflorescência de investigação sobre o tempo musical numa variedade de campos de investigação nas humanidades, bem como nas ciências comportamentais e biológicas. Quarenta anos depois, existem poucos locais para a divulgação da investigação sobre o tempo musical para além das fronteiras disciplinares e discursivas”, contextualiza a comissão científica do evento.

A conferência internacional vai ter como oradores principais José Luis Besada (Universidade Complutense de Madrid), Nori Jacoby (Instituto Max Planck de Estética Empírica) e Tosca Lynch (Sociedade Real das Artes). Vai contar ainda com a participação de estudantes e investigadores nacionais e internacionais, que vão estar na Universidade de Coimbra a partilhar a sua investigação.

“Esta conferência sobre abordagens interdisciplinares ao tempo musical inspira-se na convicção de que a partilha interdisciplinar de resultados e perspetivas fortalece tanto a investigação de base como a aplicada. Esta conferência proporcionará uma plataforma para que os académicos de todas as disciplinas partilhem resultados e métodos, para que se vislumbre uma comunidade intelectual mais unificada e para promover fóruns de colaboração”, destaca a organização.

A organização científica é liderada pelo coordenador científico do CEIS20, José Oliveira Martins, e pelo investigador e docente da Universidade de Yale, Richard Cohn.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.uc.pt/ceis20/musica-analitica-2023/.