Abertas as inscrições para diversas atividades da aliança europeia EC2U que decorrem em setembro e outubro

Entre 22 e 28 de agosto encerram as inscrições para três iniciativas sobre sustentabilidade: aulas abertas, apresentação de um livro e um curso. Há bolsas de mobilidade para estudantes da Universidade de Coimbra.

EC
EC2U Coimbra
18 agosto, 2023≈ 7 mins de leitura

© EC2U

Com o arranque do novo ano letivo, a aliança europeia EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias, integrada, atualmente, por sete universidades europeias da Alemanha, Espanha, Finlândia, França, Itália, Portugal e Roménia, retoma as suas atividades. Entre 7 de setembro e 28 de outubro, vão ser organizadas seis iniciativas que já têm inscrições abertas.

Algumas das atividades são organizadas pela Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do mestrado europeu em Cidades e Comunidades Sustentáveis, que a UC coordena . Nos dias 3 e 4 de outubro, estudantes de mestrado e doutoramento das universidades da EC2U estão convidados para assistir a aulas abertas, que vão decorrer na UC, no âmbito da unidade curricular Introdução às Cidades e Comunidades Sustentáveis, uma oportunidade para aprender mais sobre mobilidade sustentável com especialistas. As inscrições decorrem até 28 de agosto aqui.

Entre 9 e 13 de outubro, vai decorrer uma nova edição da escola de outono Geographic Data Science for Sustainability, na Universidade de Jena, na Alemanha. Promovido no âmbito do Instituto Virtual para Cidades e Comunidades Sustentáveis, também coordenado pela UC, o curso oferece uma visão geral das técnicas de aprendizagem automática mais avançadas para a análise e modelação geoespacial e ambiental. Destina-se, preferencialmente, a estudantes de licenciatura (no último ano do curso), de mestrado e de doutoramento nas áreas de geografia, ciências da informação geográfica, ciências da terra e meio ambiente, engenharias e áreas relacionadas. As inscrições decorrem até 22 de agosto aqui. As despesas de deslocação e estadia dos estudantes selecionados vão ser suportadas através de bolsas de mobilidade EC2U.

Também inserida nas atividades do Instituto Virtual para Cidades e Comunidades Sustentáveis está a apresentação do livro Cities and Communities across Europe: Governance Design for a Sustainable Future, que vai decorrer na Universidade de Salamanca, em Espanha. O programa do evento, que vai decorrer entre 25 e 28 de setembro, conta com um conjunto de conferências, destacando-se a sessão Beyond the human right to a home: the right to a habitat (restoration of urban ecological infrastructure to deliver urban ecosystem services), que vai ser conduzida pela docente da Faculdade de Direito da UC, umas das coautoras do livro e embaixadora da Aliança ODS Portugal para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, Alexandra Aragão. O evento vai contar ainda com outras sessões dedicadas a temáticas como planeamento urbano ou cidades inteligentes. Os estudantes da Universidade de Coimbra, de mestrado ou de doutoramento, que pretendam participar neste evento devem enviar um e-mail para ec2u@uc.pt, até ao dia 24 de agosto, fundamentando brevemente o seu interesse em participar. Vão ser atribuídas bolsas aos estudantes selecionados para suportar as despesas de deslocação e estadia.

No âmbito de outro instituto virtual da EC2U para a transferência de conhecimento, o Instituto Virtual para uma Saúde de Qualidade, a Universidade de Coimbra vai acolher, na tarde do dia 7 de setembro, a sessão de apresentação do estudo Diretrizes para a promoção de cidades saudáveis. Este instituto é coordenado na UC pela docente da Faculdade de Letras, Paula Santana. O evento, que vai contar com a presença de diversas entidades, vai servir para apresentar os resultados do Inquérito aos Atores Locais sobre Promoção da Saúde e Governança para a cidade de Coimbra, que procura contribuir para o reforço da colaboração entre as diversas instituições locais, em torno de objetivos e projetos comuns que promovam a saúde urbana e o envelhecimento saudável na cidade de Coimbra.

Entre 16 e 19 de outubro, a comunidade EC2U volta a encontrar-se, desta vez no 7.º Fórum EC2U, que vai ser organizado pela Universidade de Poitiers, em França, e que assinala a comemoração do terceiro aniversário da aliança, o final da primeira fase do projeto e o arranque da segunda fase, cujo financiamento foi aprovado pela Comissão Europeia em julho deste ano. Este evento vai ser dedicado à inclusão e aos intercâmbios interculturais e interdisciplinares, contando com um programa específico e diversificado para estudantes, que inclui, entre muitas outras atividades, a sessão Voice of Students, uma oportunidade de refletir sobre as práticas atuais e partilhar experiências com a comunidade. As inscrições para este evento já estão encerradas e os candidatos já foram selecionados. As sessões abertas a toda a comunidade vão ser transmitidas no canal de YouTube da EC2U.

Os dois meses de intensa atividade terminam entre 27 e 28 de outubro, na Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi, na Roménia, com uma aula aberta dedicada ao tema The hands-on guide to start and systematize your research. Além da aula aberta, vão decorrer também outras sessões e workshops, durante os quais os estudantes vão ter a oportunidade de aprender mais sobre revisão de literatura e sobre a construção do estado da arte. Os estudantes da UC que pretendam participar podem efetuar a sua candidatura até ao dia 4 de setembro aqui. Vão ser atribuídas bolsas aos estudantes selecionados para suportar as despesas de deslocação e estadia.

Mais informações sobre as atividades da aliança EC2U podem ser consultadas na página da EC2U e nas suas redes sociais. Caso sejam necessários esclarecimentos adicionais, estes podem ser solicitados através do endereço ec2u@uc.pt.

Sobre a Aliança EC2U


A aliança europeia EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias é integrada, atualmente, pela Universidade de Coimbra, pela Universidade de Poitiers (França), pela Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), pela Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), pela Universidade de Salamanca (Espanha), pela Universidade de Pavia (Itália) e pela Universidade de Turku (Finlândia). Desde abril de 2022, a Universidade Nacional Ivan Franko de Lviv (Ucrânia) é também parceira da EC2U, e, a partir de novembro de 2023, junta-se ao consórcio a Universidade Johannes Kepler de Linz (Áustria).

Esta aliança universitária europeia multicultural e multilingue, coordenada pela Universidade de Poitiers, pretende desenvolver um espaço aberto e inovador que permita fluxos de mobilidade livre entre universidades e cidades. A aliança baseia-se numa cooperação única, que envolve comunidades académicas, municípios, autoridades regionais, agentes socioeconómicos e cidadãos.