Campus de universidades europeias integrado pela UC recebe financiamento de 14,4 milhões de euros da Comissão Europeia

Reunindo atualmente mais de 200 000 estudantes e mais de 25 000 investigadores, docentes e membros do corpo técnico, a EC2U começou a ser pensada em 2018, tendo desenvolvido, desde a atribuição do primeiro financiamento, em 2020, múltiplas ações para impulsionar a mobilidade.

CR
Catarina Ribeiro
03 julho, 2023≈ 5 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

A EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias, aliança coordenada pela Universidade de Poitiers (França) e integrada pela Universidade de Coimbra (UC), acaba de receber 14,4 milhões de euros no âmbito da candidatura apresentada à iniciativa Universidades Europeias 2023, promovida pela Comissão Europeia.

Desde 2020, ano em que recebeu o primeiro financiamento, este campus pan-europeu tem vindo a conectar as comunidades académicas de sete universidades da Europa – Universidade de Poitiers, Universidade de Coimbra, Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade de Pavia (Itália) e Universidade de Turku (Finlândia) –, assim como os habitantes das cidades onde estão sediadas, através de uma vasta rede de atividades. As diversas ações têm procurado promover não apenas a mobilidade, mas também o desenvolvimento de novos modelos educativos, através da criação de, nomeadamente, programas de mestrado conjuntos e de institutos virtuais. Além das sete universidades que integram até à data o campus, também a Universidade Johannes Kepler de Linz (Áustria) passa a fazer parte da aliança.

Reunindo atualmente mais de 200 000 estudantes e mais de 25 000 investigadores, docentes e membros do corpo técnico, a EC2U começou a ser pensada em 2018, tendo desenvolvido, desde a atribuição do primeiro financiamento, em 2020, múltiplas ações para impulsionar a mobilidade, desde logo através da criação de três mestrados conjuntos, nas áreas de sustentabilidade, envelhecimento e línguas e culturas europeias. Um dos programas de mestrado, denominado Cidades e Comunidades Sustentáveis, é coordenado pela UC.

Para o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, «a atribuição de um novo financiamento à EC2U comprova a qualidade do trabalho desenvolvido pelas sete universidades e seus parceiros estratégicos em prol da criação de sinergias para potenciar a mobilidade, assim como a produção de conhecimento e o ensino, de forma inclusiva e inovadora».

«Trata-se do reconhecimento pela Comissão do trabalho desenvolvido e, em especial, do nosso compromisso com os valores europeus, bem visível também na parceria estratégica da EC2U com a Universidade ucraniana de Lviv”, afirma o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, coordenador geral do projeto pela UC.

A EC2U tem vindo a promover também várias atividades para potenciar a inovação, o empreendedorismo e a empregabilidade, assim como iniciativas de suporte à cooperação na educação e na investigação, através de institutos virtuais que potenciam a criação de novas sinergias na investigação e que oferecem vários cursos de formação. As ações promovidas por esta aliança universitária têm como base três dos dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – Saúde de Qualidade (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4) e Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) – tencionando expandir, nesta nova fase de financiamento, a sua ação a um quarto objetivo: Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16).

«A EC2U assume uma visão para a construção da Universidade do Futuro, enquanto espaço aberto e inclusivo, onde todos contribuem para a criação e divulgação do conhecimento. A EC2U assenta na partilha de valores, colocando todos os talentos ao serviço da sociedade», afirma o Coordenador Geral da Aliança EC2U, Ludovic Thilly.

Na Universidade de Coimbra, além do envolvimento da comunidade académica, com o apoio da Associação Académica de Coimbra e da Erasmus Student Network Coimbra, as atividades promovidas no âmbito da EC2U têm contado com o suporte da Câmara Municipal de Coimbra, assim como de outras entidades, como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e o Instituto Pedro Nunes. Com a aprovação do novo financiamento, o total de parceiros associados do projeto, por parte de Coimbra, passa a sete, com a integração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e do Grupo Bluepharma.

Tradução: Diana Taborda