Candidaturas a mestrados EC2U nas áreas da sustentabilidade, envelhecimento e línguas e culturas europeias estão abertas

A Universidade de Coimbra coordena o mestrado europeu Cidades e Comunidades Sustentáveis, que tem candidaturas abertas até 15 de julho.

CR
Catarina Ribeiro
28 junho, 2023≈ 5 mins de leitura

© DR

Está a decorrer a fase de candidaturas aos mestrados europeus promovidos pelas sete universidades que integram a Aliança EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias: Universidade de Poitiers (França), Universidade de Coimbra, Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade de Pavia (Itália) e Universidade de Turku (Finlândia).

Cada um dos três mestrados – Cidades e Comunidades Sustentáveis, Bem-estar ao Longo da Vida e Envelhecimento Saudável e Línguas, Culturas e Sociedades Europeias em Contacto – tem a duração de dois anos, sendo lecionado em língua inglesa. Além de potenciar a formação de profissionais que possam trabalhar e investigar para dar resposta aos desafios societais lançados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), os mestrados EC2U procuram, igualmente, contribuir para potenciar a mobilidade de estudantes, promovendo o contacto com novas culturas e com uma vasta rede de profissionais, uma vez que os alunos têm a oportunidade de passar, ao longo dos quatro semestres, em até quatro das sete universidades EC2U.

O mestrado em Cidades e Comunidades Sustentáveis é coordenado pela Universidade de Coimbra e visa formar futuros profissionais nacionais e internacionais, com diversas formações de base, nos domínios do ambiente, da energia, do planeamento urbano e dos recursos naturais. Esta formação de 2.º ciclo vai garantir aos estudantes o desenvolvimento de competências instrumentais em análise e síntese, resolução e planeamento, para que iniciem a sua carreira com conhecimentos avançados no campo da sustentabilidade em cidades e comunidades. As candidaturas estão abertas até ao dia 15 de julho. Mais informações aqui.

Na área do envelhecimento, a EC2U apresenta o mestrado Bem-estar ao Longo da Vida e Envelhecimento Saudável, que vai permitir a aquisição de conhecimentos e de competências profissionais e de investigação para que os estudantes se possam tornar especialistas em abordagens interdisciplinares às temáticas do bem-estar ao longo da vida e do envelhecimento saudável. As candidaturas decorrem também até 15 de julho.

Orientado para a aquisição e desenvolvimento de um conhecimento profundo sobre a paisagem linguística, cultural e social europeia, através de métodos avançados de investigação, o mestrado Línguas, Culturas e Sociedades Europeias em Contacto tem candidaturas a decorrer igualmente até 15 de julho.

Mais informações sobre os mestrados estão também disponíveis nos webinars de esclarecimento – Cidades e Comunidades Sustentáveis, Bem-estar ao Longo da Vida e Envelhecimento Saudável e Línguas, Culturas e Sociedades Europeias em Contacto –, assim como no website da EC2U.

A EC2U é uma aliança universitária europeia multicultural e multilingue, coordenada pela Universidade de Poitiers, que pretende desenvolver um espaço aberto e inovador que permita fluxos de mobilidade livre entre universidades e cidades. A Aliança baseia-se numa cooperação única, que envolve comunidades académicas, municípios, autoridades regionais, agentes socioeconómicos e cidadãos.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer: