Comunidades Energéticas de Autoconsumo em debate na UC

O seminário, que decorre entre 24 e 25 de janeiro, pretende discutir desafios societais como o da energia limpa e acessível para todos.

Marta Costa
Maria Cano
24 janeiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Maria Cano

Entre 24 e 25 de janeiro, a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) recebe o Seminário Internacional Powercoop – Muda o Futuro. O objetivo passa por debater e promover o desenvolvimento de “soluções destinadas a gerir os problemas que se colocam às comunidades de autoconsumo de energia, mediante uma perspetiva organizacional”, explica a organização. Através de três linhas estratégicas, jurídica, de gestão e tecnológica, a comunidade académica é convidada a pensar o futuro.

“Umas jornadas informais” que vão "discutir temas da transição energética ou o combate ao problema da pobreza energética” relembrou o diretor da FEUC, Álvaro Garrido. Com o objetivo de “abordar dimensões organizacionais e tecnológicas do autoconsumo”, o seminário vai ainda apresentar os resultados intermédios do projeto onde se insere.

De acordo com Maria José Vañó Vañó, do comité organizador e do projeto Powercoop, “a importância da educação para uma vivência mais sustentável” é fundamental. A responsável deixou o desejo de ter, no seminário, “um espaço de aprendizagem” para todos.

A docente da FEUC e coordenadora do projeto, Teresa Carla Oliveira, realçou como a “parceria com países da América Latina e da Europa trás uma abordagem que permite perceber, nas diferentes culturas, como é que podemos alterar a realidade das pessoas e transformá-la em políticas públicas”.

Também a Pró-Reitora para o Planeamento e Sustentabilidade da UC, Patrícia Pereira da Silva, explica que, ao estar “intimamente relacionado com a questão da energia renovável”, o seminário apresenta um “tema muito caro à UC”. Ao considerar que é “vital a transição energética e ecológica”, a responsável acredita que “a UC tem um papel de relevo, para a difusão e criação de conhecimento” neste âmbito.

As sessões de debate incluem temas como a “transição verde”, os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e trabalho digno – a necessária convergência”, “tipologia de comunidades de energia”, a “promoção da colaboração público-privada no autoconsumo de energia”, entre outros.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis na página www.uc.pt/feuc/seminariopowercoop