Universidade de Coimbra lança programa para incentivar a doação solidária de refeições entre a sua comunidade

O UC Share é um programa de doação solidária de refeições a estudantes beneficiários de apoio social. A funcionalidade já está disponível na aplicação SASUC Go! para toda a comunidade UC, que pode participar doando refeições.

14 dezembro, 2023≈ 4 mins de leitura

Os destinatários da doação podem receber as refeições usando a aplicação SASUC Go!.

© UC | NMAR

A Universidade de Coimbra (UC) lança a segunda iniciativa da campanha “Juntos ajudamos a proteger o futuro”, com o objetivo de sensibilizar a comunidade académica para a problemática das carências alimentares.

Para tal, a UC criou o UC Share, um programa de doação solidária de refeições a estudantes beneficiários de apoio social. A funcionalidade já está disponível na aplicação SASUC Go! para toda a comunidade UC (estudantes, corpo docente e investigador e corpo técnico), que pode participar doando refeições. Os destinatários da doação podem receber as refeições usando também a aplicação.

A campanha “Juntos ajudamos a proteger o futuro” foi lançada em setembro de 2023 com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Depois de uma primeira ação, alinhada com o ODS 13 – Ação Climática, a segunda iniciativa tem como ponto de partida o posicionamento da Universidade de Coimbra como a 22.ª melhor universidade do mundo no cumprimento do ODS 2 – Erradicar a Fome, segundo o Times Higher Education Impact Rankings.

O menu social a preço acessível nas cantinas, a promoção de campanhas de combate ao desperdício alimentar, a existência de mecanismos de monitorização do desperdício, a disponibilização de produtos a Repúblicas a preços reduzidos, ou a integração de critérios de sustentabilidade nos cadernos de encargos para aquisição de produtos alimentares para as cantinas são alguns exemplos das medidas implementadas pela UC que contribuíram para o seu destaque no ranking.

De recordar que a primeira ação promovida no âmbito desta campanha resultou na implementação temporária de um painel vivo composto por cerca de 400 plantas, a replantar em zonas florestais carenciadas (que tenham sido afetadas por incêndios ou intempéries). A última ação vai ser dedicada ao ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e está programada para o início de 2024.

As três ações pretendem demonstrar de que forma, entre outras, a Universidade de Coimbra e a sua comunidade contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Na página web da campanha – juntospelofuturo.uc.pt – estão disponíveis mais informações sobre cada uma das ações e sobre projetos e iniciativas da UC relacionadas com a resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

De relembrar que a UC foi considerada, pelo quarto ano consecutivo, a instituição de ensino superior mais sustentável em Portugal e a 29.ª do mundo, de acordo com o Times Higher Education Impact Rankings 2023. Mais recentemente, a Universidade de Coimbra reforçou a liderança nacional como a instituição de ensino superior que mais contribui para enfrentar os maiores problemas ambientais, sociais e de governação do mundo, de acordo com o prestigiado Quacquarelli Symonds World University Rankings: Sustainability 2024.