Aliança EC2U inicia nova fase de 6 anos para promover a mobilidade e a cooperação europeias em diversas áreas

O 7.º Fórum EC2U procurou fazer um balanço da fase piloto e perspetivar o caminho conjunto das oito universidades que iniciam em novembro uma nova fase da aliança europeia.

EC
EC2U Coimbra
26 outubro, 2023≈ 7 mins de leitura

Alguns elementos da comunidade EC2U no 7.º Fórum, que decorreu na Universidade de Poitiers.

© Universidade de Poitiers

A Universidade de Coimbra participou no 7.º Fórum da aliança EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias, que decorreu em Poitiers (França), entre 16 e 19 de outubro, com o mote Moving Forward Together.

Este encontro, que reuniu mais de 300 participantes das comunidades universitárias das universidades europeias que integram o consórcio e representantes dos seus parceiros associados, foi dedicado ao balanço e à celebração de três anos de sucesso da fase piloto e, em simultâneo, marcou o arranque de nova fase de seis anos que se inicia a 1 de novembro.

A designada fase de consolidação da aliança fica marcada pela integração de mais uma universidade – a Universidade Johannes Kepler em Linz, na Áustria –, que assim se junta às sete que atualmente integram a EC2U: Universidade de Coimbra, Universidade de Poitiers, Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade de Pavia (Itália), Universidade de Turku (Finlândia).

O Fórum marcou também o acolhimento de novos parceiros associados, nomeadamente os centros hospitalares e universitários das oito cidades, presentes em Poitiers a convite do Centro Hospitalar e Universitário de Poitiers. Estas parcerias vão contribuir para fortalecer a cooperação entre as universidades, as cidades, as entidades parceiras e a sociedade. O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra fez-se representar pela Vogal Executiva do Conselho de Administração, Célia Cravo, e pelo Diretor da Unidade de Inovação e Desenvolvimento, Tiago Alfaro, participando num programa específico dedicado aos hospitais.

A representante da Câmara Municipal de Coimbra, Joana Loureiro, entidade parceira da aliança, foi convidada a partilhar o contributo dos municípios EC2U para os resultados alcançados pelo consórcio, contextualizando a importância da rede e o seu papel fundamental para o processo transformador que aproxima as universidades do tecido social e económico, tornando os seus territórios mais aptos a responder aos grandes desafios das sociedades contemporâneas.

No órgão mais alargado da aliança, o Plenary Council, no qual têm assento, para além dos responsáveis das universidades, os representantes de todos os parceiros associados, destaca-se a participação ativa do corpo estudantil da Universidade de Coimbra, com as intervenções do Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, João Caseiro, do Presidente da Erasmus Student Network Coimbra, Pedro Almeida, e do representante dos estudantes da UC na EC2U, Daniel Aragão.

Estiveram presentes nesta 7.ª edição do Fórum EC2U estudantes e pessoal docente, investigador e técnico que representaram a UC nos diversos grupos de trabalho da aliança, numa comitiva encabeçada pelo Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e pelo Vice-Reitor para a Investigação, João Ramalho-Santos.

Na estrutura para os próximos anos, Coimbra mantém a coordenação do work package dedicado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), responsável pelo primeiro mestrado conjunto da aliança a entrar em funcionamento, e passa a partilhar a coordenação do work package associado à Saúde de Qualidade (ODS 3) com a Universidade de Iasi.

Juntamente com os três institutos virtuais já existentes, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – os dois previamente referidos e o ODS ligado à Educação de Qualidade (ODS 4) –, vai ser criado um novo, associado ao ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Na sessão de apresentação de resultados do trabalho dos três primeiros anos dos institutos virtuais, participaram numa mesa redonda três representantes da Universidade de Coimbra, um de cada instituto: os coordenadores Clara Keating (Virtual Institute for Quality Education) e Manuel Gameiro (Virtual Institute for Sustainable Cities and Communities), e Ricardo Almendra (Virtual Institute for Good Health and Well-being), este último em representação da coordenadora Ana Paula Santana.

De entre os exemplos de sucesso da primeira fase, para além da criação dos programas conjuntos de mestrado internacional e dos institutos virtuais, que têm aumentando a mobilidade e fortalecido a cooperação, realça-se a referência efetuada à EC2U Students Week Coimbra, realizada em maio deste ano, que contou com a participação de 108 estudantes da aliança, como “one of the most original and successful events of EC2U”, realçou o coordenador local da aliança em Coimbra, Filipe Rocha.

Na sua intervenção na sessão de arranque da nova fase, o Vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva destacou o momento histórico para a aliança, com a entrada numa nova fase da sua vida, depois dos últimos três anos da fase piloto, que foram um grande sucesso, reconhecido pela Comissão Europeia. Sublinhou também «a necessidade de ultrapassar as assimetrias no apoio nacional dado a cada universidade, que, não sendo um problema da EC2U, é necessário passar das proclamações políticas para atos que permitam garantir a sustentabilidade das universidades europeias, para que sejam universidades do futuro».

Realçou, por fim, a manutenção do apoio da aliança à Ucrânia, com a presença de representantes (incluindo o Reitor) da Universidade Ivan Franko de Lviv no Fórum em Poitiers, que passa agora a integrar a EC2U como parceira associada, formalizando, assim, uma colaboração que já se vinha a verificar desde o início do conflito, com o objetivo de “reforçar os valores e princípios que nos unem como universidades europeias líderes, profundamente empenhada nos ODS da ONU, no Estado de direito e na democracia”, destacou o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para as Relações Externas e Alumni.

Com o foco no futuro, o programa diversificado do Fórum ofereceu uma ampla variedade de oportunidades de intervenção a todos participantes. Além das múltiplas reuniões de projeto, foram muitos os temas em discussão. Os estudantes tiveram oportunidade de discutir as questões de igualdade de género e inclusão, apresentando os resultados das suas reflexões na sessão Voice of Students, através de, por exemplo, fotografias, performances e comédia stand-up.