Lançado 1.º livro EC2U do Instituto Virtual para Cidades e Comunidades Sustentáveis liderado pela UC

O livro “Cities and Communities across Europe: Governance Design for a Sustainable Future” conta com contributos de investigadores das sete universidades que integram a aliança.

EC
EC2U Coimbra
29 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

A apresentação do livro decorreu na Universidade de Salamanca.

© Universidade de Salamanca

Foi apresentado esta semana o livro “Cities and Communities across Europe: Governance Design for a Sustainable Future”, a primeira obra conjunta da aliança EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias, integrada, atualmente, por sete universidades europeias, entre elas a Universidade de Coimbra (UC).

O livro, que foi apresentado na Universidade de Salamanca (USAL), foi produzido no âmbito do Instituto Virtual para Cidades e Comunidades Sustentáveis da EC2U, que é liderado pelo docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Manuel Gameiro. A obra foi coordenada pelo docente da USAL, Juan José Rastrollo, e contou com a participação da docente da Faculdade de Direito da UC (FDUC), Alexandra Aragão, embaixadora da Aliança ODS Portugal, pela Universidade de Coimbra, para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

O livro resulta de um trabalho de investigação multidisciplinar que juntou vários investigadores das sete universidades europeias da aliança, e analisa a sustentabilidade através do olhar de disciplinas como o Direito, a Ciência Política, a Economia, a Sociologia e a Geografia.

A sessão de lançamento contou com a presença do Reitor da Universidade de Salamanca, Ricardo Rivero; do Vice-Reitor da USAL para as Relações Internacionais, Raúl Sánchez; de Juan José Rastrollo; de Alexandra Aragão; do docente da Universidade de Pavia, Roberto de Lotto; e das docentes da Universidade de Iasi, Ioana Maria Costea e Maria Laiu.

Durante a semana de lançamento do livro, decorreu um conjunto de conferências, entre as quais a proferida pela docente da FDUC, “Beyond the human right to a home: the right to a habitat (restoration of urban ecological infrastructure to deliver urban ecosystem services)”, que corresponde ao título do capítulo de que é autora na obra agora lançada. Destaca-se ainda a participação de quatro estudantes da UC nas conferências associadas ao lançamento do livro do Instituto Virtual para Cidades e Comunidades Sustentáveis, através da atribuição de bolsas de mobilidade de curta duração da aliança EC2U.

Sobre a Aliança EC2U

A aliança europeia EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias é integrada, atualmente, pela Universidade de Coimbra, pela Universidade de Poitiers (França), pela Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), pela Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), pela Universidade de Salamanca (Espanha), pela Universidade de Pavia (Itália) e pela Universidade de Turku (Finlândia). Desde abril de 2022, a Universidade Nacional Ivan Franko de Lviv (Ucrânia) é também parceira da EC2U, e, a partir de novembro de 2023, junta-se ao consórcio a Universidade Johannes Kepler de Linz (Áustria).

Esta aliança universitária europeia multicultural e multilingue, coordenada pela Universidade de Poitiers, pretende desenvolver um espaço aberto e inovador que permita fluxos de mobilidade livre entre universidades e cidades. A aliança baseia-se numa cooperação única, que envolve comunidades académicas, municípios, autoridades regionais, agentes socioeconómicos e cidadãos.