AD Tenebras: um livro-disco lançado na Biblioteca Geral da UC

A apresentação da obra acontece a 27 de fevereiro, pelas 18 horas, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

KP
Karine Paniza
26 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Ouvir música composta para a Semana Santa entre 1530 e 1630 no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Ao mesmo tempo, o desafio passa por ficar a conhecer mais sobre os manuscritos inéditos conservados na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC). A 27 de fevereiro, vai ser possível com o AD Tenebras, um livro-disco lançado no âmbito do projeto Mundos e Fundos, com a chancela da Imprensa da UC.

Juntando a investigação à interpretação, o coordenador dp projeto, Paulo Estudante acredita que foi possível criar um “objeto bonito, feito com cuidado, elegante e que atendesse não só às preocupações mais académicas, mas também fosse muito acessível e apelativo à comunidade geral”. “É realmente um dos resultados que há muito procurávamos”.

Eis o que pode fazer:

A apresentação está marcada para terça-feira, 27 de fevereiro, a partir das 18 horas na BGUC. Organizada pela Imprensa da Universidade de Coimbra em conjunto com a Artway, empresa que trata da gestão cultural e artística e da música erudita portuguesa na Europa.

AD Tenebras apresenta música composta para a Semana Santa, em particular para as noites (Matinas) das Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado Santos. Lamentações e Responsórios que se acredita escritos no e para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, entre cantochão e polifonia, são aqui oferecidos pela Capella Sanctae Crucis, sob a direcção de Tiago Simas Freire.

Eis o que pode fazer:

O evento vai contar com a presença de Paulo Estudante, Tiago Simas Freire e Vanessa Pires. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia (para o email bg-eventos@bg.uc.pt ou no formulário disponível aqui), devido à lotação limitada.