Ciclo Depósito Legal da BGUC apresentou Mulher ao Mar e Corsárias de Margarida Vale de Gato

A sessão teve lugar a 12 de março na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da UC.

KP
Karine Paniza
13 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC Karine Paniza

Margarida Vale de Gato foi a convidada do ciclo promovido pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) "Depósito Legal: Novos Livros, Novos Autores".

A sessão, que teve lugar a 12 de março na Sala de São Pedro, icluiu um debate com Manuel Portela em torno do seu mais recente título Mulher ao Mar e Corsárias.

O livro Mulher ao Mar e Corsárias, lançado em 2023, representa a mais recente evolução de um projeto poético em constante atualização. Este projeto teve início com Mulher ao Mar Retorna em 2013, seguido por Mulher ao Mar e Grinalda em 2018 e Mulher ao Mar Brasil em 2021.

Eis o que pode fazer:

Margarida Vale de Gato junta-se assim à lista de convidados anteriores, que incluem nomes como Anabela Mota Ribeiro e Filipa Martins.

Além de escritora, Margarida Vale de Gato é professora e investigadora no departamento de Estudos Anglísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Doutorada com uma tese sobre a receção de Edgar Allan Poe na poesia portuguesa da segunda metade do século XIX (2008), ela também tem uma vasta carreira como tradutora. Os trabalhos da docente incluem a tradução da obra completa de Edgar Allan Poe, bem como obras de Charles Dickens, Herman Melville, Oscar Wilde, Mark Twain, W. B. Yeats, Lewis Carroll, Vladimir Nabokov, Jack Kerouac, Alice Munro, Louise Glück, Henri Michaux, George Sand, Nathalie Sarraute, René Char, entre muitos outros autores de língua inglesa ou francesa.