Biblioteca Geral da UC recebe doação de 102 livros sobre 'Yi Jing'

A coleção abrange diversas traduções, análises contemporâneas e diferentes abordagens, incluindo astronomia, acupuntura e matemática.

KP
Karine Paniza
16 janeiro, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | BGUC

Doar a biblioteca pessoal sobre o antigo oráculo chinês. A decisão tomada pelo docente do Instituto Universitário de Lisboa, Henrique Duarte. São mais de uma centena de livros que contêm textos clássicos da sabedoria que surgiu após décadas de estudo e investigação, que culminaram na própria tradução de 'Yi Jing', a partir do original, escrito em caracteres chineses.

Os livros sobre 'Yi Jing' ou 'I Ching' cujas traduções frequentemente significam 'Livro das Mutações' ou 'Clássico das Mutações', constituem uma ampla coleção, abrangendo diferentes traduções e análises contemporâneas. A diversidade de abordagens inclui campos como astronomia, acupuntura, matemática, entre outros.

“Faz parte da estratégia de abertura da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) uma ampla participação da comunidade local, nacional e internacional de leitores o enriquecimento dos fundos que disponibiliza”, explica o diretor da BGUC, Manuel Portela. “Esta doação, dado o seu caráter muito específico, a qualidade e a diversidade bibliográficas, é um bom exemplo do que se pretende disponibilizar”.

A partir de agora, os interessados em filosofia oriental vão ter acesso a este significativo catálogo de títulos na BGUC. O 'Livro das Mutações', com os seus 64 hexagramas (figuras formadas por seis linhas), que representam os estados essenciais da natureza e do universo, foi uma descoberta da juventude, “cativante, mas incompreensível”, afirma o docente.

“Comecei a traduzir e a interpretar, baseando-me, sobretudo, nos caracteres e nos seus significados”. Apaixonado por livros, Henrique Duarte possui um particular interesse pelas questões da Divinação, da Adivinhação e da relação da pessoa com o tempo. Estes temas geram entusiasmo "seja pelo recurso oracular, seja pela forma como entendem o devir". Por exemplo, "as agências de rating, as previsões financeiras ou até mesmo a indústria de seguros são formas sistematizadas que as sociedades atuais adotaram na forma como lidam com o futuro", conclui.