UC recebe visita de counsellors do Brasil

A Universidade de Coimbra recebeu a 25 de novembro 29 profissionais de escolas do ensino secundário do Brasil.

Mv
Maria Cano e Marta Costa (texto e video)
P(
Paulo Amaral (fotos)
26 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC I DCOM

“Que a vossa estada em Coimbra seja representativa do que vos podemos providenciar e aos estudantes dos vossos colégios”. Foi desta forma que a Vice-Reitora da Universidade de Coimbra (UC) para o Ensino e Atratividade, Cristina Albuquerque, recebeu 29 counsellors de escolas do ensino secundário do Brasil que vieram conhecer a UC, no âmbito de atividades de captação de estudantes internacionais.

Para dar as boas-vindas aos counsellors estiveram também representantes da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros, APEB, ou não fosse a UC a instituição de ensino superior fora do Brasil com mais estudantes brasileiros.

Bernardo Costa, vice-presidente da APEB, veio estudar para a UC durante a licenciatura. Gostou tanto que por cá continuou. Atualmente, frequenta um curso de doutoramento e deixou uma mensagem aos counsellors. “Se tudo der certo esta será a casa dos vossos estudantes também”.

O principal papel dos counsellors é o de orientar os estudantes e promover um aconselhamento especializado auxiliando-os na escolha da instituição de ensino superior. “Cabe a nós fazer a pesquisa, junto com o aluno, junto com a família. Conhecer o best fit, que é o encaixe perfeito geograficamente, financeiramente e academicamente e auxiliá-lo fazendo a ponte para essas universidades”, explica Leonardo Puntel, counsellor na Sant'Anna International School, São Paulo.

Para estes profissionais poder conhecer presencialmente as instituições faz toda a diferença. “É uma oportunidade muito grande de a gente poder conhecer com os nossos próprios olhos a universidade e tudo o que tem a oferecer", refere Maryana Rodrigues, counsellor na Escola Eleva, Rio de Janeiro. A responsável acrescenta que “sem dúvidas que a visita presencial faz toda a diferença nesse processo”,

Os visitantes ficaram a conhecer a Reitoria e o Student Hub da UC e visitaram espaços emblemáticos como a Biblioteca Joanina e a Sala dos Capelos. O evento serviu também para tirar dúvidas ou trocar experiências.

A “visita dos ‘conselheiros’ destes colégios é muito relevante porque nos ajuda a transmitir a mensagem do que é a Universidade de Coimbra e daquilo que ela representa na vida dos estudantes que nos escolhem para fazer o seu percurso académico”, sintetiza a Vice-Reitora.

Escolas Secundárias do Brasil e respetivos representantes

American School of Campinas