Universidades EC2U reúnem-se para celebrar três anos de colaboração e perspetivar o futuro conjunto

Entre 17 e 19 de outubro, as universidades que integram esta aliança universitária europeia vão estar reunidas em Poitiers, numa altura em que se aproxima o arranque da nova fase de financiamento.

CR
Catarina Ribeiro
12 outubro, 2023≈ 4 mins de leitura

A Universidade de Poitiers (França) vai acolher a 7.ª edição do Fórum EC2U.

© DR

Com o mote Moving Forward Together, as universidades do Campus Europeu de Cidades Universitárias (EC2U) voltam a reunir-se, desta vez no 7.º Fórum EC2U.

O evento vai decorrer na Universidade de Poitiers (França), juntando estudantes, docentes, investigadores e corpo técnico de 9 instituições europeias: Universidade de Coimbra, Universidade de Poitiers, Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade de Pavia (Itália), Universidade de Turku (Finlândia), Universidade Nacional Ivan Franko de Lviv (Ucrânia) e Universidade Johannes Kepler de Linz (Áustria). Além das comunidades universitárias, vão também marcar presença vários municípios e parceiros estratégicos de cada universidade.

O programa da 7.ª edição do encontro semestral da EC2U vai ser dedicado à celebração dos três anos de colaboração, mas também à reflexão sobre o futuro conjunto, que se inicia em novembro de 2023. A nova fase da EC2U resulta do financiamento de 14,4 milhões de euros no âmbito da candidatura apresentada à iniciativa Universidades Europeias 2023, promovida pela Comissão Europeia.

Além das habituais mesas-redondas para a discussão de temáticas relacionadas com o ensino superior e com a sustentabilidade em diversas áreas de atuação – nomeadamente nos domínios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Saúde de Qualidade (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16) –, a 7.ª edição do encontro vai contar com a final da Science Battle, que vai ser disputada pela Universidade de Pavia e pela Universidade Friedrich Schiller de Jena.

Esta iniciativa de divulgação de ciência vai juntar 12 cientistas das duas universidades que vão responder, de forma simples e divertida, a perguntas lançadas pelo público. Vai ter lugar na quarta-feira, dia 18 de outubro, a partir das 15h30 (hora em Portugal), tendo transmissão em direto no canal de YouTube da EC2U. Saiba mais sobre outras atividades que vão ter transmissão online aqui.

Mais informações sobre a programação do 7.º Fórum EC2U estão disponíveis aqui.

Sobre a Aliança EC2U

A aliança europeia Campus Europeu de Cidades Universitárias (EC2U) é integrada, atualmente, pela Universidade de Coimbra, pela Universidade de Poitiers (França), pela Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), pela Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), pela Universidade de Salamanca (Espanha), pela Universidade de Pavia (Itália) e pela Universidade de Turku (Finlândia). Desde abril de 2022, a Universidade Nacional Ivan Franko de Lviv (Ucrânia) é também parceira da EC2U, e, a partir de novembro de 2023, junta-se ao consórcio a Universidade Johannes Kepler de Linz (Áustria).

Esta aliança universitária europeia multicultural e multilingue, coordenada pela Universidade de Poitiers, pretende desenvolver um espaço aberto e inovador que permita fluxos de mobilidade livre entre universidades e cidades. A aliança baseia-se numa cooperação única, que envolve comunidades académicas, municípios, autoridades regionais, agentes socioeconómicos e cidadãos.